Uma Espiritualidade Nietzschiana

Este áudio aborda a filosofia, a vida e a obra de Nietzsche a partir da idéia de que, apesar de ser um filósofo ateu, sua obra traz uma profunda contribuição a uma visão espiritual da vida.

Uma Espiritualidade Nietzschiana audio livro audio livros  audio book audio books  audio-livro  audio-livros Zoom

AUDIO LIVRO

Este áudio aborda a filosofia, a vida e a obra de Nietzsche a partir da idéia de que, apesar de ser um filósofo ateu, sua obra traz uma profunda contribuição a uma visão espiritual da vida.

Superando as contradições do cristianismo, traz novos aportes, novas metáforas e linguagem que significam a formulação de um outro universo.

Nietzsche se considerava dinamite pura, ou seja, ele tinha consciência de que sua contribuição à filosofia e ao conhecimento humano como um todo era uma crítica dos fundamentos: da metafísica, da moral, da epistemologia.

Com Nietzsche, entram em crise a moral, a noção de causalidade – e por conseqüência a física newtoniana -, a psicologia empírica.

Na realidade, não é só a partir dos livros – como  A Gaia Ciência, Além do Bem e do Mal, Genealogia da Moral, O Anticristo, Ecce Homo, Aurora -, mas também nos fragmentos – os escritos nunca publicados em vida -, que Nietzsche traz novos aportes a várias esferas do conhecimento.

Mas há uma contribuição particular, que é a de compreender a vida como uma práxis, um processo ou experimento espiritual, por onde se pode chegar a uma profunda transformação interior.

Muito dos insights nietzschianos serão absorvidos pelos autores das correntes da psicologia moderna como Freud, Jung e Reich.

Então há, de uma certa maneira, uma espiritualidade nietzschiana, uma espiritualidade sem deus, sem inferno nem paraíso, um além do homem, possível aqui e agora.

É sobre isso que vamos falar.

AUDIO LIVRO - Uma Espiritualidade Nietzschiana. Sobre o pensamento de Nietzsche.

Título Uma Espiritualidade Nietzschiana
Autor Gledson Sousa
Tempo de duração 45 minutos

Gledson Sousa

Gledson nasceu em Juazeiro do Norte, Ce.

Desde 1991 vive em São Paulo.

É diretor cultural da APCEFSP desde 2005. Tem vários textos em linha no site português TRIPLOV.