Um estudo sobre Dom Quixote - Parte 1

Dom Quixote - Parte 1 O CORAÇÃO DA LUCIDEZ: O DOM QUIXOTE DE MIGUEL DE CERVANTES

Recentemente, escritores de projeção internacional se reuniram para criar uma lista das obras mais importantes de todos os tempos. Embora muitos autores e obras comparecessem, Dom Quixote foi escolhida por unanimidade como a obra mais importante de todos os tempos.

A aula sobre o clássico de Miguel de Cervantes pretende fazer um apanhado da importância histórica e literária desse verdadeiro monumento verbal.

Audio-livros-mp3

Um estudo sobre Dom Quixote mp3 audiobook audioboks audiolivro audiolivros Zoom

O CORAÇÃO DA LUCIDEZ: O DOM QUIXOTE DE MIGUEL DE CERVANTES

Em primeiro lugar, atém-se à sua estrutura, tecendo um breve resumo de seu enredo e principais tópicos/capítulos. Em segundo, levanta as principais interpretações possíveis da mesma, pondo em evidência o seu aspecto aberto, suas múltiplas interpretações possíveis, o que contribui decisivamente para a sua perenidade e grandeza. Por último, a aula explana algumas considerações sobre o próprio mito criado por Cervantes, sugerindo uma hipótese de leitura.

É impossível esgotar todas as interpretações possíveis de serem dadas à obra. De fato, nem é esse o objetivo, mas sim mostrar as suas ambigüidades irresolúveis. Quer-se, com isso, abrir algumas portas para que o iniciante no universo ficcional do Quixote frua melhor a sua complexidade e a sua beleza.

Por baixo das maluquices do insigne Cavaleiro da Triste Figura, como dom Quixote diz de si mesmo, se oculta um dos maiores mistérios da literatura. Pois poucas obras na história humana conseguiram comover tantos tipos diferentes de leitores e, ao mesmo tempo, promover um número tão grande de interpretações por parte de estudiosos quanto a obra-prima de Miguel de Cervantes Saavedra.

Não cabe decidir se estamos diante de um dos primeiros romances realistas ou se lemos uma paródia fantástica dos fantásticos livros de cavalaria. Não se trata de optar entre o idealismo deceptivo e a narrativa de aventura. Não nos cabe escolher entre interpretações psicológicas, sociais, formais, retóricas, históricas ou meramente documentais.

O Dom Quixote é todas elas, e as ultrapassa.

Mas por que ele nos dá sempre a sensação de escapar à nossa compreensão? Se mobilizamos tantos recursos de análise, como é possível que uma obra contenha todos eles sem se satisfazer com nenhum? Porque ela é movida por uma força negativa.

É essa negação sistemática, radical, uníssona, de todo o sentido, de todas as coisas, de todas as palavras, em suma, de todo o real e até mesmo de seu avesso, que faz do Dom Quixote uma obra sem esquadro. Tudo lhe cabe, e ao mesmo tempo tudo lhe é insuficiente.

Título Um estudo sobre Dom Quixote - Parte 1
Autor Rodrigo Petronio
Tempo de duração 59 minutos
Classificação Muito Bom

Rodrigo Petronio

Rodrigo Petronio nasceu em São Paulo, em 1975.

Formou-se em Letras Clássicas e Vernáculas pela Universidade de São Paulo (USP), com especialização em Literatura Espanhola.

Durante três anos foi professor do Centro Universitário Santo André (UniA). Hoje em dia é professor e coordenador do Centro de Estudos Cavalo Azul (centrocavaloazul@hotmail.com), fundado pela poeta Dora Ferreira da Silva, onde ocorrem cursos nas áreas de filosofia, história, arte e literatura.

Também leciona no Instituto Fernand Braudel (http://www.braudel.org.br/novo/) e no curso de Criação Literária da Academia Internacional de Cinema (AIC): www.aicinema.com.br e info@aicinema.com.br