Paideia, A Arte de Formar os Homens - Parte 2

Paideia, A Arte de Formar os Homens - Parte 2 A intenção desta palestra é transportar para o século XXI a arte de formar “homens obras de arte, éticos e criadores”, repensando a chamada Paidéia, da Grécia Antiga. A Paidéia era a base da educação das crianças e jovens na antiguidade, até o século V a.C. Trata-se aqui de reconquistar para a modernidade, ou pós-modernidade, uma das grandes lições de educação ética e criadora que o mundo antigo e, de forma mais acabada, o mundo helênico nos legou.

Paideia, A Arte de Formar os Homens - Parte 2 Zoom

Audiolivro : Paideia, A Arte de Formar os Homens, por Viktor Salis. Parte 2.

A intenção desta palestra é transportar para o século XXI a arte de formar “homens obras de arte, éticos e criadores”, repensando a chamada Paidéia, da Grécia Antiga..

Na verdade, essas lições não conhecem diferença alguma entre o antigo e o moderno, uma vez que a dignidade e o respeito ao direito de nascer, viver e morrer não conhece – e nem pode conhecer – variações e muito menos “modismos”; portanto, não se trata de nenhum saudosismo. Estas questões são e sempre serão atuais e imutáveis e só podemos lamentar que a modernidade tanto as tenha relevado ao esquecimento, para a educação e formação do homem de hoje, privilegiando a aquisição de um conhecimento desvinculado de toda e qualquer ética, honra e dignidade para se viver neste planeta

O caminho do homem “obra de arte, ético e criador”

A trípode: a nobreza, a beleza e a bondade.
As asas: a busca em direção aos deuses.
A aljava com flechas: a retidão do caráter.
A lira de sete cordas: para elevar as vibrações da alma.
Os peixes: para respeitar a abundância da natureza.
A barca da vida (na base): para navegar em busca de seu destino.

Afresco encontrado em Delfos, séc. VI a.C.

Audiolivro : Paideia, A Arte de Formar os Homens, por Viktor Salis. Parte 2.

Título Paideia, A Arte de Formar os Homens - Parte 2
Autor Viktor D. Salis
Áudio Masterizado de Vídeo ou K7
Locução Viktor Salis
Tempo de duração 40 minutos
Classificação Muito Bom

Viktor D. Salis

VIKTOR D. SALIS nasceu em Atenas-Grécia.Formou-se em Psicologia em 1971 pela Puc-SP e estudou Epistemologia Genética com Jean Piaget em Genève-Suiça, onde completou seu primeiro doutorado em 1977, voltado ao desenvolvimento ético e social da criança e do adolescente.

Em 1981 estudou “A ética dos mitos da Paidéia na formação do homem grego na Antigüidade” com Igor Caruso na Universidade de Salzburg, obtendo seu segundo doutorado.