Os doze trabalhos de Hércules - Parte 1

Os doze trabalhos de Hércules estavam voltados para as tarefas que o jovem deveria realizar, se quisesse evoluir em direção à verdade e tornar-se criador. Mais que um mito, uma forma de ensinar o ser humano muito mais que a força bruta.

Usado na antiga grécia para formar os jovens, a Paidéia ...

audiobooks-em-mp3-download

Os doze trabalhos de Hércules - Parte 1 Zoom

UM ESTUDO APROFUNDADO SOBRE OS DOZE TRABALHOS DE HÉRCULES

Parte 1

É emblemático que ele fosse um homem fortíssimo e que, no entanto, em todos os trabalhos sua força física se revelasse inútil. Ou seja, o mais forte dos mortais teria de realizar tarefas dificílimas, abrindo mão de sua força física. Por outras palavras, teria que aprender a trilhar não o caminho da brutalidade, mas da iluminação e da sensibilidade.

É importante observar que era para os gregos um herói nacional e modelo de conduta, especialmente para os jovens. Isto significava que desde cedo o jovem aprendia a abrir mão da força bruta e do instinto cego, e a desenvolver sua sensibilidade, intuição e civilidade.

Mais ainda, Hércules somente obtinha sucesso em suas empreitadas quando ajudado pela deusa Atená, que significava a sabedoria, por Eros, símbolo do amor, e por Hermes, que lhe dava os caminhos da inteligência e da sensibilidade.

Título Os doze trabalhos de Hércules - Parte 1
Autor Viktor D. Salis
Tempo de duração 47 minutos
Classificação Muito Bom

Viktor D. Salis

VIKTOR D. SALIS nasceu em Atenas-Grécia.Formou-se em Psicologia em 1971 pela Puc-SP e estudou Epistemologia Genética com Jean Piaget em Genève-Suiça, onde completou seu primeiro doutorado em 1977, voltado ao desenvolvimento ético e social da criança e do adolescente.

Em 1981 estudou “A ética dos mitos da Paidéia na formação do homem grego na Antigüidade” com Igor Caruso na Universidade de Salzburg, obtendo seu segundo doutorado.