Os deuses da antiguidade

Quem Eram os Deuses do Olimpo ? FANTÁSTICA AULA !!

Na Antigüidade grega, sua religião e mitologia eram constituídas por um casal supremo – Zeus e Hera – e mais doze deuses, que eram seus pares complementares.

Surpreenda-se com esta gravação , a primeira das muitas do professor Victor D Salis para a Universidade Falada, em 2006 . Gravada no Consultório do Dr. Claudio , antes da existência do estúdio.

audiobooks-em-mp3-download

Os deuses da antiguidade Zoom

Quem Eram os Deuses do Olimpo ?

Havia duas maneiras de entendê-los:

A primeira, mais simples e concreta, era a chamada visão de Homero, que encontramos na Ilíada e na Odisséia. Aqui, os deuses só eram diferentes dos homens por serem mais poderosos e imortais.

Tinham, além da forma humana, paixões, rancores, ciúmes, preferências, enfim, todos os atributos humanos.

A segunda maneira de entendê-los encontramos em Hesíodo, em suas obras “A Teogonia” e “Os Trabalhos e os Dias”. Eles não eram apenas poderosos e imortais, mas potências e manifestações cósmicas em busca de uma ordem que superasse o Caos.

A primeira, mais simples, era destinada ao povo, e a outra, mais profunda, destinada aos iniciados.

Na linguagem de Homero isto era explicado de uma forma muito mais acessível: Zeus era a paixão que não se continha, e por isso era infiel a sua esposa, tendo inúmeras relações extra conjugais, das quais nasceram muitos deuses, semideuses e heróis. Já Hera morria de ciúmes e sempre estava tentando aniquilar as (os) amantes de seu esposo e os filhos nascidos destas uniões.

Dessa maneira, conseguiam os antigos ensinar às crianças ou pessoas simples a religião de uma forma mais humana e apaixonante, pois tratava-se de uma linguagem que todos entendiam. A Criação se dava através do amor e da paixão, e nem sempre era possível contê-la ou mesmo prevê-la. Talvez seja isso o que tanto nos encanta na mitologia.

Os antigos reuniam os deuses de acordo com suas funções e aqui apresentamos uma síntese:

Zeus: deus da criação e expansão.
Hera: deusa da fecundidade, consolidação e fortalecimento.
Homero: lembra-nos que a distância que os separa dos outros deuses é a mesma que separa os homens dos deuses.
Apolo: deus da profecia , luz, beleza, música, poesia e artes.
Ártemis (Diana): deusa que honra e protege o sagrado na natureza.
Atená (Minerva): deusa da sabedoria, da justiça e da equidade.
Afrodite (Venus): deusa do amor e da entrega.
Ares (Marte): deus do espirito de luta e dos combates.
Héfestos (Vulcano): deus das ferramentas e dos instrumentos.
Héstia (Vesta): deusa protetora do sagrado do lar e do interior de cada um.
Hermes (Mercúrio): deus condutor das almas após a morte no caminho para voltarem a viver (todas as religiões antigas acreditavam na regeneração das almas em outro corpo – séculos mais tarde o espiritismo aí se inspirou). Era além disso o condutor dos homens aqui na Terra.
Deméter (Vesta): deusa da fertilidade e das artes para se voltar a viver. Simboliza as estações do ano e a regeneração da natureza.
Dioniso (Baco): deus do vinho, do êxtase e da alegria. No período romano seus atributos foram completamente degenerados, sendo associados com orgias e bacanais, típicos da decadente Roma.
Posseidon: deus dos mares e das tarefas inadiáveis para se viver.
Hades ou Plutão: era também irmão de Zeus. É o deus dos mortos e vingador dos falsos juramentos.

IMPORTANTE , LEIA A ABA ANEXA   "SOBRE O ÁUDIO"

Título Os deuses da antiguidade
Autor Viktor D. Salis
Tempo de duração 38 minutos
Classificação Muito Bom

Viktor D. Salis

VIKTOR D. SALIS nasceu em Atenas-Grécia.Formou-se em Psicologia em 1971 pela Puc-SP e estudou Epistemologia Genética com Jean Piaget em Genève-Suiça, onde completou seu primeiro doutorado em 1977, voltado ao desenvolvimento ético e social da criança e do adolescente.

Em 1981 estudou “A ética dos mitos da Paidéia na formação do homem grego na Antigüidade” com Igor Caruso na Universidade de Salzburg, obtendo seu segundo doutorado.