O Princípio da Indeterminação Genética

Uma discussão filosófica dos limites até onde o homem pode ir, ou pretender ir, com sua ganância e prepotência.

À medida em que o homem aprofunda seus conhecimentos na área da engenharia genética, essa ciência da manipulação genética, é preciso apontar limites à ação humana, visto que na própria natureza há fronteiras claras entre as formas de vida e o meio ambiente.

O Princípio da Indeterminação Genética Zoom

AUDIO LIVRO  - - O princípio da indeterminação genética é uma idéia nova para tempos novos.

O homem não controla todo o processo: a manipulação genética traz resultados minimamente previsíveis, porque o homem só controla parte do processo: a parte que ele consegue acompanhar, no seu tempo minimamente previsível.

A outra parte, a das reações da espécie com o meio em que ela vive, parte essa que vive um tempo natural, ou seja, uma escala de milhares de anos, o homem não consegue acompanhar nem avaliar.

O princípio da indeterminação genética diz que não conseguimos prever o resultado daquilo que manipulamos, porque só temos controle de parte do processo: as espécies naturais nunca sofrem alterações genéticas somente como resultado de um esforço próprio e individual, mas como resultado da suas ações em correlação com o meio: a relação entre as partes e o todo e entre o todo e as partes é determinante em ambas as direções.

É preciso resistir à lógica do capitalismo, que procura na engenharia genética nada mais que um instrumento para manipular a natureza ao seu bel prazer, sem levar em consideração quaisquer outros valores: a natureza é um todo onde cada acontecimento reflete nas partes e no conjunto, numa total interdependência, numa completa interação.

São as interações que garantem o equilíbrio e as transformações do sistema, num processo auto regulatório ao qual o homem não pode interferir, sob o risco de colocar todo o sistema em perigo. É sobre isso que fala o princípio da indeterminação genética.

AUDIO LIVRO  em mp3  - - O princípio da indeterminação genética.

Título O Princípio da Indeterminação Genética
Autor Gledson Sousa
Tempo de duração 50 minutos

Gledson Sousa

Gledson nasceu em Juazeiro do Norte, Ce.

Desde 1991 vive em São Paulo.

É diretor cultural da APCEFSP desde 2005. Tem vários textos em linha no site português TRIPLOV.