08 O Federal Theater Project - Parte V b

UMA INTRODUÇÃO AO TEATRO NORTE-AMERICANO DO SÉCULO XX (DO INÍCIO DO SÉCULO AO FIM DA DÉCADA DE 60)

Módulo I

Os anos 1930: a depressão econômica e sua representação da dramaturgia. O teatro político de Clifford Odets. O Federal Theater Project.

A aula dá sequência ao breve apanhado sobre a dramaturgia de Maxwell Anderson, destacando suas opções formais no que diz respeito à representação da história.

08 O Federal Theater Project - Parte V b Zoom

Módulo I

O Theater Guild, mencionado na contextualização geral realizada na aula 4, é aqui abordado de forma mais particularizada quanto a sua preocupação com os problemas sociais atravessados pelos Estados Unidos durante a depressão econômica.

A dramaturgia de Clifford Odets, dramaturgo revelado pelo Group Theater, é situada dentro do contexto histórico da depressão econômica e da ascensão de um teatro de esquerda.

Os elementos de experimentação formal propiciados por esse teatro são destacados e apontados na análise das peças “Awake and Sing” e “Waiting for Lefty”, de Clifford Odets.

A recepção de “Waiting for Lefty” pelo público da época é analisada a partir de um relato do diretor Harold Clurman, e a conduta de Clifford Odets diante do Comitê de Atividades Anti-americanas no início dos anos 50 é abordada.

Apresenta-se, na seqüência, o surgimento do Federal Theater Project, situando-o dentro do contexto mais amplo do governo Roosevelt.

Título 08 O Federal Theater Project - Parte V b
Autor Maria Silvia Betti
Tempo de duração 1 hora

Maria Silvia Betti

MARIA SILVIA BETTI é professora da Universidade de São Paulo, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, no Departamento de Letras Modernas, de1997 aos dias de hoje.

Linha de pesquisa e orientação: TEATRO NORTE-AMERICANO E DRAMATURGIA COMPARADA