O casamento de Eros e Psiquê Introdução - Parte 1

Eros tinha na Antigüidade dois significados: um, mais profundo e metafísico, descrito por Hesíodo em sua obra “A Teogonia”, como sendo “o princípio motor cósmico que tudo une e atrai – dos astros e os planetas até os seres vivos”.

O casamento de Eros e Psiquê   Introdução - Parte 1 Zoom

APRENDENDO COM  O MITO DE EROS E PSIQUÊ

INTRODUÇÃO

Já em Homero encontramos a versão mais popular de Eros. Este é filho de Ares com Afrodite, sendo representado como aquela criança sapeca dotada de asas e uma aljava cheia de flechas do amor que atira a esmo para todos os lados, atormentando a vida dos deuses e dos mortais, com paixões repentinas e inusitadas.

Eros, como filho de Ares e Afrodite, será aqui o personagem de nossa história e não o Eros metafísico, que deixaremos para uma outra ocasião.

É importante não confundir este Eros que flechava a todos de modo inusitado, com o amor livre e o sexo desenfreado que se pratica hoje. Isto era chamado na Antigüidade de hedonismo, ou seja, o sexo e o prazer como um fim em si mesmos.
O amor de Eros tem um sentido sagrado e o fato de estarmos sujeitos às suas flechadas não queria dizer que estaríamos nos apaixonando por qualquer um e a toda hora.

Psiquê também tem duas versões no pensamento grego arcaico.

Mais uma vez, na versão mais metafísica de Hesíodo “é o princípio que anima a matéria formando os humanos” (é o barro primordial que formou a Humanidade sendo ele composto dos quatro princípios fundamentais: terra, fogo, ar, água). Já em Homero, é uma belíssima donzela e que será aqui o personagem central do mito, que você ouvirá a seguir.

HÁ  MAIS 2 PRODUTOS CORRELATOS, GRAVADOS EM OUTRA OCASIÃO

Título O casamento de Eros e Psiquê Introdução - Parte 1
Autor Viktor D. Salis
Tempo de duração 1 hora 23 minutos
Classificação Muito Bom

Viktor D. Salis

VIKTOR D. SALIS nasceu em Atenas-Grécia.Formou-se em Psicologia em 1971 pela Puc-SP e estudou Epistemologia Genética com Jean Piaget em Genève-Suiça, onde completou seu primeiro doutorado em 1977, voltado ao desenvolvimento ético e social da criança e do adolescente.

Em 1981 estudou “A ética dos mitos da Paidéia na formação do homem grego na Antigüidade” com Igor Caruso na Universidade de Salzburg, obtendo seu segundo doutorado.