Detalhes
Helena de Tróia e Páris Alexandre
Parte 2
O tema de Helena de Tróia é milenar.
Um grande amor pode levar à ruína um homem ou um Estado – tanto faz, porque é feroz e indiferente.
Além disso, os amores poderosos estão carregados de cobiças ou de maldições. Essa vitória dos gregos contra os troianos é na verdade uma “vitória de Pirro” (é a vitória onde todos saem arruinados, inclusive o vencedor).
Isso porque, embora vitoriosos, os gregos perderam praticamente todos os seus exércitos e mais: lemos na Ilíada que o grande Zeus estava determinado a fazer sofrer tanto os gregos como os troianos, devido ao fato de sua opulência tê-los tornado arrogantes e indiferentes à condição humana.
Helena era na verdade um “simulacro” (um fantasma enviado por Zeus).
É que ele queria castigar a Humanidade e, num determinado momento, lemos na Ilíada as seguintes palavras atribuída ao grande Zeus:
“Castigarei tanto os aqueus como os troianos, embora ao final envie a vitória aos primeiros.É que somente quando tiverem perdido muitos dos seus amados entes poderão recuperar a humanidade que lhes ofereci. É que os excessos e as riquezas torna-os gordos, preguiçosos e arrogantes. Até quando terei eu de sofrer por esta condição humana? ”.
Mais uma vez, a reflexão de Zeus é de uma atualidade extraordinária, colocando-nos também a questão: será que a conquista desvairada dos bens materiais, do chamado conforto da vida moderna não está fazendo de nós verdadeiros monstros desumanos?
Informações adicionais
Título | O cavalo de Tróia e a paixão de Páris e Helena - Parte 2 |
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Autor | Viktor D. Salis |
Editora | Universidade Falada |
Áudio | Narrado pelo Autor |
Locução | Não |
Tempo de duração | 43 minutos |
Audiolivro em | MP3 - para download |
Classificação | Muito Bom |
Preço | R$8,99 |
Viktor D. Salis
VIKTOR D. SALIS nasceu em Atenas-Grécia.Formou-se em Psicologia em 1971 pela Puc-SP e estudou Epistemologia Genética com Jean Piaget em Genève-Suiça, onde completou seu primeiro doutorado em 1977, voltado ao desenvolvimento ético e social da criança e do adolescente.
Em 1981 estudou “A ética dos mitos da Paidéia na formação do homem grego na Antigüidade” com Igor Caruso na Universidade de Salzburg, obtendo seu segundo doutorado.
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Em 1981 estudou “A ética dos mitos da Paidéia na formação do homem grego na Antigüidade” com Igor Caruso na Universidade de Salzburg, obtendo seu segundo doutorado.
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