O cavalo de Tróia e a paixão de Páris e Helena - Parte 2

O tema de Helena de Tróia é milenar. Um grande amor pode levar à ruína um homem ou um Estado – tanto faz, porque é feroz e indiferente.

audiobooks-em-mp3-download

O cavalo de Tróia e a paixão de Páris e Helena - Parte 2 Zoom

Helena de Tróia e Páris Alexandre

Parte 2

O tema de Helena de Tróia é milenar.

Além disso, os amores poderosos estão carregados de cobiças ou de maldições. Essa vitória dos gregos contra os troianos é na verdade uma “vitória de Pirro” (é a vitória onde todos saem arruinados, inclusive o vencedor).

Isso porque, embora vitoriosos, os gregos perderam praticamente todos os seus exércitos e mais: lemos na Ilíada que o grande Zeus estava determinado a fazer sofrer tanto os gregos como os troianos, devido ao fato de sua opulência tê-los tornado arrogantes e indiferentes à condição humana.

Helena era na verdade um “simulacro” (um fantasma enviado por Zeus).

É que ele queria castigar a Humanidade e, num determinado momento, lemos na Ilíada as seguintes palavras atribuída ao grande Zeus:

“Castigarei tanto os aqueus como os troianos, embora ao final envie a vitória aos primeiros.É que somente quando tiverem perdido muitos dos seus amados entes poderão recuperar a humanidade que lhes ofereci. É que os excessos e as riquezas torna-os gordos, preguiçosos e arrogantes. Até quando terei eu de sofrer por esta condição humana? ”.

Mais uma vez, a reflexão de Zeus é de uma atualidade extraordinária, colocando-nos também a questão: será que a conquista desvairada dos bens materiais, do chamado conforto da vida moderna não está fazendo de nós verdadeiros monstros desumanos?

Título O cavalo de Tróia e a paixão de Páris e Helena - Parte 2
Autor Viktor D. Salis
Tempo de duração 43 minutos
Classificação Muito Bom

Viktor D. Salis

VIKTOR D. SALIS nasceu em Atenas-Grécia.Formou-se em Psicologia em 1971 pela Puc-SP e estudou Epistemologia Genética com Jean Piaget em Genève-Suiça, onde completou seu primeiro doutorado em 1977, voltado ao desenvolvimento ético e social da criança e do adolescente.

Em 1981 estudou “A ética dos mitos da Paidéia na formação do homem grego na Antigüidade” com Igor Caruso na Universidade de Salzburg, obtendo seu segundo doutorado.