Iracema

Iracema Um dos mais belos romances da nossa literatura romântica, Iracema é considerado por muitos “um poema em prosa”. A trágica história da bela índia apaixonada pelo guerreiro branco é contada por José de Alencar com o ritmo e a força de imagens próprios da poesia. Em Iracema, José de Alencar construiu uma alegoria perfeita do processo de colonização do Brasil e de toda a América pelos invasores portugueses e europeus em geral. O nome Iracema é uma anagrama da palavra América. O nome de seu amado Martim remete ao deus greco-romano Marte, o deus da guerra e da destruição.

Iracema  audio livro audio livros  audio book audio books  audio-livro  audio-livros Zoom

SÉRIE CLÁSSICOS DA LITERATURA BRASILEIRA      Audiolivro : IRACEMA

A história se passa no século XVI, no que hoje é o litoral do Ceará.

Martin, um jovem guerreiro português, é ferido por uma índia tabajara (Iracema) ao andar só por entre as matas. A jovem, ao perceber que ferira um inocente, leva-o para a cabana do pai, o pajé Araquém. No começo de sua hospedagem, Martin passa a ter sentimentos confusos: a saudade de Portugal e de sua amada que lá permanecia, e a crescente admiração pela índia que o ajudara.

Os dois se envolvem amorosamente. Apaixonada por Martin e contrariando a crença de sua tribo, Iracema foge de sua aldeia antes que o pai e os outros índios percebam. Martin, Iracema e um guerreiro da tribo pitiguara de nome Poti, a quem o jovem português tratava como irmão fogem e, quando os tabajaras percebem o ocorrido, vão perseguir os fugitivos.

O livro (audiolivro), cujo desfecho é emocionante e belíssimo, é uma epopéia sobre a origem do Ceará.

Audio-livro   IRACEMA, classicos da literatura brasileira. Livros de Vestibular.

Título Iracema
Autor José de Alencar
Locução M. Sanches
Tempo de duração 3 horas 20 minutos
Classificação Muito Bom

José de Alencar

José Martiniano de Alencar (1829-1877), político, jornalista, advogado e escritor brasileiro.

Foi o maior representante da corrente literária indianista.

Cearense, com parte da adolescência vivida na Bahia, José de Alencar formou-se em direito e foi jornalista no Rio de Janeiro.

Vaidoso e sentimental, iniciou sua carreira literária em 1857, com a publicação de O guarani, lançado como folhetim e que alcançou enorme sucesso, o que lhe rendeu fama súbita.