Introdução ao Taoismo

Introdução ao Taoismo

Neste áudio-livro você verá a apresentação da Tradição Taoísta como um corpo coeso, formado por várias vertentes complementares:

• filosofia,
  • artes de sabedoria e
  • religião.

O caminho de espiritualização do ser humano através do cultivo do equilíbrio e da harmonia, para a boa saúde e ampliação da consciência.

Introdução ao Taoismo audio livro audio livros  audio book audio books  audio-livro  audio-livros Zoom

• filosofia,
  • artes de sabedoria e
  • religião.

Taoísmo (ou daoísmo) é uma palavra empregada para traduzir dois termos chineses distintos, "Daojiao" (道教) (pinyin: Dàojiào; Wade-Giles: Tao-chiao), que se refere aos "ensinamentos ou à religião do Dao, e "Daojia", que se refere à (道家) "escola do Tao (ou Dao)", a uma linha de pensamento da filosofia chinesa.

Assim, o termo taoísmo pode referir-se a:

* Uma escola de pensamento filosófico chinês que se baseia nos textos do Tao Te Ching atribuídos a Lao Tse e nos escritos de Chuang Tse.
    * Um movimento religioso chinês com origem em Zhang Daoling no final da Dinastia Han que se estrutura em seitas como a Zhengyi ("Ortodoxa") e Quanzhen ("realidade completa").
    * As manifestações da tradição religiosa chinesa, de caráter popular, que integram elementos da religião Taoísta, do Confucionismo e do Budismo.

O taoísmo é uma tradição que dialogando com seu tradicional contraste, o confucionismo, modelou a vida chinesa por mais de 2000 anos.

O taoísmo enfatiza a espontaneidade ou liberdade da manipulação sócio-cultural pelas instituições, linguagem e práticas culturais. Manifesta o anarquismo - defendendo essencialmente a idéia de que não precisamos de nenhuma orientação centralizada. Espécies naturais seguem caminhos apropriados a elas, e os seres humanos são uma espécie natural. Seguimos todos por processos de aquisição de diferentes normas e orientações da sociedade, e no entanto podemos viver em paz se não procuramos unificar todas estas formas naturais de ser.

Como o conceito confucionista de governo consiste em fazer todos seguirem o mesmo moral tao, o taoísmo representa de muitas maneiras a antítese do conceito confucionista referente a deveres morais, coesão social e responsabilidades governamentais, mesmo que o pensamento de Confúcio inclua valores taoístas e o inverso também ocorra, como se pode observar lendo os Analetos de Confúcio.

Título Introdução ao Taoismo
Autor Wagner Canalonga
Tempo de duração 53 minutos
Classificação Muito Bom

Wagner Canalonga

Wagner Canalonga é Sacerdote Taoísta Alto Ofício, ordenado na Sociedade Taoísta da China (órgão que rege o Taoísmo mundialmente) e regente da Sociedade Taoísta do Brasil em São Paulo.

Wagner atua profissionalmente como psicólogo, acupunturista e professor e consultor de I Ching.

Você também pode estar interessado nos seguintes produtos