Herberto Helder - Vida e Obra

Audiolivro

Herberto Helder - Vida e Obra Um dos mais originais poetas vivos de língua portuguesa. Narrado pela autora, professora portuguesa e renomada estudiosa da obra de Herberto Helder.

Foi gravado nos estúdios da Universidade Falada em 2008. Somente em 2010 esta obra foi lançada. Acompanha algumas poesias de Herberto Helder ao fim da obra, narrada pela Atriz Sylvia Lohn, brasileira

Audiolivro em mp3

Herberto Helder audio livro audio livros  audio book audio books  audio-livro  audio-livros Zoom

Audiolivro

Herberto Helder - Vida e Obra Um dos mais originais poetas vivos de língua portuguesa. Audiobook - Biografia de Heberto Helder Herberto Hélder Luís Bernardes de Oliveira (Funchal, 23 de Novembro de 1930) é um escritor português de ascendência judaica.

Frequentou a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, tendo trabalhado em Lisboa como jornalista, bibliotecário, tradutor e apresentador de programas de rádio. Viajou por diversos países da Europa realizando trabalhos corriqueiros, sem nenhuma relação com a literatura e foi redactor da revista Notícia em Luanda, Angola, em 1971, onde sofreu um acidente grave.

É considerado um dos mais originais poetas vivos de língua portuguesa. É uma figura misantropa, e em torno de si paira uma atmosfera algo misteriosa uma vez que recusa prémios e se nega a dar entrevistas. Em 1994 foi o vencedor do Prémio Pessoa que recusou. É pai do jornalista Daniel Oliveira. A sua escrita começou por se situar no âmbito de um surrealismo tardio.

Escreveu "Os Passos em Volta", um livro que através de vários contos, sugere as viagens deambulatórias de uma personagem por entre cidades e quotidianos, colocando ao mesmo tempo incertezas acerca da identidade própria de cada ser humano (ficção); "Photomaton e Vox", é uma colectânea de ensaios e textos e também de vários poemas. "Poesia Toda" é o título de uma antologia pessoal dos seus livros de poesia que tem sido depurada ao longo dos anos.

Na edição de 2004 foram retiradas da recolha suas traduções. Alguns dos seus livros desapareceram das mais recentes edições da Poesia Toda, rebatizada Ofício Cantante, nomeadamente Vocação Animal e Cobra. A crítica literária aproxima sua linguagem poética do universo da Alquimia, da mística, da Mitologia edipiana e da Imago da Mãe

Audiolivro em mp3

Título Herberto Helder - Vida e Obra
Autor Estela Guedes
Tempo de duração 1 hora aproximadamente

Estela Guedes

Maria Estela Guedes (n. Britiande, 1947) Escritora.

Membro da Associação Internacional de Críticos Literários (AICL), da Associação Portuguesa de Escritores (APE), da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) e do Instituto S. Tomás de Aquino (ISTA). Investigadora no Centro Interdisciplinar de Ciência, Tecnologia e Sociedade da Universidade de Lisboa (CICTSUL).