Édipo e Antígona - Um mito sobre a coragem de viver com dignidade

Desde o advento da psicanálise nos fins do séc. XIX se consolidou a idéia de que Édipo e sua contrapartida Electra representavam o desejo inconsciente de relacionamento incestuoso entre mãe e filho e pai e filha.

Édipo e Antígona - Um mito sobre a coragem de viver com dignidade mp3 audiobook audioboks audiolivro audiolivros Zoom

PARTE 1      ÉDIPO E OS MIASMAS FAMILIARES - NOSSO DESTINO A CUMPRIR

PARTE 2     ANTÍGONA , A CORAGEM DE VIVER COM DIGNIDADE

A Parte 2 , Antígona,  continua a história de Édipo.

Este produto contém 2 arquivos, 2 gravações.

---------------------------

É pouco, muito pouco, para o significado e grandeza contidos nos mitos de Édipo Rei e Antígona.

Seu verdadeiro sentido compreende a história de um homem maldito e condenado à morte, antes mesmo de nascer e que, pela sua coragem de ser verdadeiro, alcança o mais alto grau oferecido aos homens pelos deuses: a imortalidade, somente concedida aos Messias, os filhos de Deus.

Édipo é, portanto, o antecessor de Moisés, Buda, Cristo e Maomé - para citar somente alguns.

A problemática fundamental do homem - existencial, psicológica e social - nunca poderia centrar-se num desejo incestuoso inconsciente (o complexo de Édipo e ou de Electra; a questão sexual segundo a psicanálise), mas sim no desejo natural cósmico de se ter direito à vida - e como tal poder exercê-lo com dignidade.

Mais do que tudo, o horror - o horror dos horrores da condição humana - é não ser amado, ser rejeitado e excluído pelo outro, não importando se são os pais, o conjugue, o amigo ou quem quer que seja. Quer dizer, toda e qualquer rejeição pode ser fatal.

Não, a questão essencial da existência não é e nunca poderia ser sexual - consciente ou inconscientemente. É do direito natural cósmico de nascer, viver e morrer com dignidade e amor.

Título Édipo e Antígona - Um mito sobre a coragem de viver com dignidade
Autor Viktor D. Salis
Tempo de duração 2 horas aproximadamente
Classificação Muito Bom

Viktor D. Salis

VIKTOR D. SALIS nasceu em Atenas-Grécia.Formou-se em Psicologia em 1971 pela Puc-SP e estudou Epistemologia Genética com Jean Piaget em Genève-Suiça, onde completou seu primeiro doutorado em 1977, voltado ao desenvolvimento ético e social da criança e do adolescente.

Em 1981 estudou “A ética dos mitos da Paidéia na formação do homem grego na Antigüidade” com Igor Caruso na Universidade de Salzburg, obtendo seu segundo doutorado.