Daimon e suas raízes - Como nosso Gênio Interior se transformou no Demônio

Em algum momento na história nosso gênio interior, a força que nos empurra em direção ao nosso destino a cumprir, teve seu sentido distorcido . A época em que o Homem buscava a Verdade dentro de si deixou de existir. Daimon, do grego, se transformou no Demônio.

Daimon e suas raízes - Como nosso Gênio Interior se transformou no Demônio Zoom

Daimon, do grego, se transformou no Demônio.

E nesse momento, o Homem deixou de pensar por si mesmo.  A Igreja passou a ditar a Verdade.

Nosso Daimon foi suprimido. As mulheres proibidas de rir pelo Papa.

Mas as coisas não podem ser simplesmente sufocadas assim. Freud perfeitamente nos apresentou depois  "a vingança do Id ".

Viktor aproveita para trazer as raízes das palavras demônio, anjos e outras correlatas.

Acompanhe esta tragetória nesta aula gravada diretamente do apartamento do professor Viktor com seus alunos. Uma oportunidade para entrar na intimidade de suas apresentações e dividir as perguntas com seus alunos.

Título Daimon e suas raízes - Como nosso Gênio Interior se transformou no Demônio
Autor Viktor D. Salis
Tempo de duração 45 minutos
Classificação Muito Bom

Viktor D. Salis

VIKTOR D. SALIS nasceu em Atenas-Grécia.Formou-se em Psicologia em 1971 pela Puc-SP e estudou Epistemologia Genética com Jean Piaget em Genève-Suiça, onde completou seu primeiro doutorado em 1977, voltado ao desenvolvimento ético e social da criança e do adolescente.

Em 1981 estudou “A ética dos mitos da Paidéia na formação do homem grego na Antigüidade” com Igor Caruso na Universidade de Salzburg, obtendo seu segundo doutorado.