Da Lei à Graça: o Caminho de Paulo

A presente exposição é uma abordagem do pensamento do apóstolo Paulo. Personagem histórico que figura no livro bíblico de Atos dos Apóstolos, que narra os feitos de Paulo. Paulo escreveu cartas aos cristãos, as quais também foram integradas à Bíblia.

Da Lei à Graça: o Caminho de Paulo Zoom

Audiolivro : UM ENSAIO SOBRE O APÓSTOLO PAULO

A presente exposição é uma abordagem do pensamento do apóstolo Paulo.

Fora Cristo, sem dúvida, Paulo foi a figura mais importante na difusão do cristianismo. Sua importância é estrutural na formação da cultura ocidental. Mas, como tudo o que é essencial, o pensamento de Paulo, sendo assimilado, nunca o é de maneira plena, pois é inesgotável.

Este trabalho aborda alguns temas básicos do apóstolo: a Lei, a Graça e o Amor em sua conexão e contradição com fenômenos culturais que se deram nos dois milênios da Era Cristã.

Objetivo

Da Lei à Graça: o Caminho de Paulo é uma tentativa de mostrar o quanto nós devemos ao apóstolo na formulação de nossos valores, bem como o quanto ainda devemos aprender com o seu pensamento na transformação da nossa mente e no sagrado inconformismo com as injustiças vigentes.

Este trabalho enfoca o suposto “legalismo” de Paulo – o qual um olhar apressado pode considerar anacrônico e repressor –, procurando demonstrar que a meta de apóstolo não são as regras em si mesmas ou as particularidades normativas, mas algo que ultrapassa toda e qualquer lei e que tem como motor o Amor e como obra a Graça, isto é, aquilo que nos liberta da opressão, fazendo desta existência uma dádiva.

A fim de tornar inteligíveis as teses que sustentamos, enveredamos não só pela teologia como pelas idéias de igualdade, liberdade e fraternidade, reivindicadas pela Revolução Francesa, bem como pelo cinema, pela literatura e pela própria cultura popular, áreas nas quais o significado da obra do apóstolo também está presente.

Conclusão

A procura do novo nem sempre está na profusão de novidades, tais quais as proporcionadas pelas “leis do mercado” ou quaisquer outras leis que, nutrindo a vontade de domínio e o frenesi da eficácia, relegam ao esquecimento aquele reino, onde não vigem as causas e efeitos, os direitos e as obrigações nem sequer as virtudes, enfim, nada que poderíamos denominar “Lei”.

Com efeito, a profunda procura do novo está no eterno. Eterno é aquilo que nós amamos, não deixamos de amar.

Essa verdade singela e sutilíssima é a essência da mensagem de Paulo, soterrada em nossas instituições e em nossos ímpetos. O que ora intentamos é uma suave e forte arqueologia, sustentada pelos delicados e firmes dedos do Amor.

AUDIOLIVRO: Da Lei à Graça: o Caminho de Paulo

Título Da Lei à Graça: o Caminho de Paulo
Autor Mario Augusto Dirienzo
Tempo de duração 40 minutos

Mario Augusto Dirienzo

AUDIOLIVRO

Nasceu em 1955, em São Paulo, Capital.

Em 2001 lançou Emulação e Maravilhamento pela Ed. Escrituras.

Participou da Oficina Literária realizada na Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo.