Obesidade: abordagem de alguns aspectos nutricionais

A obesidade caracteriza-se por depósito excessivo de gordura no organismo. Entenda um pouco mais sobre esta condição que acomete quase 40 % dos brasileiros atualente

Obesidade: abordagem de alguns aspectos nutricionais Zoom

A obesidade caracteriza-se por depósito excessivo de gordura no organismo.

É uma doença de múltiplas causas, entre elas a má alimentação e o sedentarismo. Atualmente, temos 38 milhões de brasileiros com mais de 20 anos acima do peso, e destes, 10 milhões são obesos. Estes números tendem a aumentar ano após ano.

Rituais inadequados, como " beliscar ", omitir refeições e mastigar inadequadamente; refeições pobres em frutas, verduras e legumes; o esclarecimento de alguns “tabus” , discussão de conceitos básicos como a diferença entre diet e light , são alguns dos temas abordados nesta aula.

Título Obesidade: abordagem de alguns aspectos nutricionais
Autor Flávia do Carmo dos Santos
Tempo de duração 43 minutos

Flávia do Carmo dos Santos

- Graduada em Nutrição pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP), no ano de 1999.

- Mestre em Ciência dos Alimentos pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (FCF-USP), no ano de 2003.

- Docente da Universidade Paulista (UNIP) no curso de graduação em Nutrição desde 2005.

- Nutricionista com atuação em Clínica desde 1999.

- Nutricionista Voluntária no Acampamento de Diabetes iniciativa da Associação de Diabetes Juvenil (ADJ) e UNIFESP nos anos 2001, 2002, 2004 e 2007.

- Nutricionista de Suporte Técnico para a empresa Sadia para apresentação em eventos médicos e de saúde nos anos de 2003 e 2004.

- Nutricionista Voluntária na Liga de Diabetes do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP) de 1997 a 2003.

- Colaboradora no Livro “Manual de Receitas para Dietas Ricas em Aminoácidos de Cadeia Ramificada” Maria Carolina Gonçalves Dias, Andréa Luiza Jorge, Veruska Magalhães Scabim, Patrícia Martins Domingos, Sônia Maria L. S. Sanches Trecco e Janete Maculevicius. São Paulo, 1999

- Dissertação de mestrado: Verificação dos resultados de perfil lipídico e de pressão arterial em hipertensos moderados submetidos a restrição de sal.

Contatos :
morilho@yahoo.com.br