Cinco minutos & A Viuvinha

Em Cinco Minutos e A Viuvinha, primeiros romances de José de Alencar, podemos notar os traços que lhe trariam a fama e o reconhecimento que perduram até hoje.

Cinco minutos & A Viuvinha audio livro audio livros  audio book audio books  audio-livro  audio-livros Zoom

* Campos Obrigatórios

Ambas as histórias, escritas em forma de carta a uma prima alcunhada apenas por D..., buscam nos mostrar, por trás do romantismo que envolve o enredo, os costumes e as vicissitudes da sociedade carioca do Segundo Reinado. Tratam-se, portanto, de dois romances urbanos, estilo muito bem elaborado na vasta obra de José de Alencar.

Cinco Minutos conta a história de amor do narrador, que conhece e se envolve com Carlota de uma maneira pouco usual, por um singelo atraso que dá nome ao romance.

Já em A Viuvinha, o mesmo narrador de Cinco Minutos, nos fará mergulhar na encantadora história que envolve Carolina e Jorge. Jorge se vê, repentinamente, naufragado em dívidas às vésperas do casamento com a boa e pura Carolina.

Desistir do casamento ou casar-se, sujariam o nome da bela moça. É assim que se entrega ao desespero e toma uma decisão irremediável.

Título Cinco minutos & A Viuvinha
Autor José de Alencar
Locução Vários Narradores : Sylvia, Adriano
Tempo de duração 4 horas e 30 minutos

José de Alencar

José Martiniano de Alencar (1829-1877), político, jornalista, advogado e escritor brasileiro.

Foi o maior representante da corrente literária indianista.

Cearense, com parte da adolescência vivida na Bahia, José de Alencar formou-se em direito e foi jornalista no Rio de Janeiro.

Vaidoso e sentimental, iniciou sua carreira literária em 1857, com a publicação de O guarani, lançado como folhetim e que alcançou enorme sucesso, o que lhe rendeu fama súbita.