Carlos Drummond de Andrade - Vida e Obra Parte 1

Poucas vezes a poesia brasileira atingiu o grau de complexidade e amplitude temática conseguida pelo poeta Carlos Drummond de Andrade.

Sua obra cobre praticamente todas as grandes questões e vertentes da poesia moderna do século XX.

audiobooks-em-mp3-download

Carlos Drummond de Andrade - Vida e Obra Parte 1 Zoom

CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE: POETA DO MUNDO

Vai desde o poema-piada e da anotação de circunstância, marcante em Alguma Poesia, seu livro de estréia, ainda sob o influxo do Modernismo paulista e da Semana de 22.

Passa pelo amadurecimento da relação entre política e forma em um grande livro, como Rosa do Povo, central para compreensão de sua obra. E culmina com Claro Enigma, provavelmente um dos livros de poemas mais importantes da língua portuguesa.

Tal caminho não é de mão única. Pelo contrário, vem marcado pelas interrogações, dúvidas, acidentes, desvios, acertos, erros e contingências que o homem Drummond sempre fez questão de ressaltar.

Distante de toda a poesia pura, as impurezas da vida e o mais cristalino trabalho vernacular se conjugam em sua obra de maneira ímpar. Mais que isso: se enlaçam para compor um painel político de seu tempo e para enraizar o homem no mundo e na história.

Nesse sentido, a poesia de Drummond sempre aspirou a uma cosmovisão, a uma abrangência sem limites, que envolvesse todos os fatos e pessoas, todas as circunstâncias e detalhes humanos na corrente indivisa da poesia e da vida.

Título Carlos Drummond de Andrade - Vida e Obra Parte 1
Autor Rodrigo Petronio
Tempo de duração 1 hora 03 minutos
Classificação Bom

Rodrigo Petronio

Rodrigo Petronio nasceu em São Paulo, em 1975.

Formou-se em Letras Clássicas e Vernáculas pela Universidade de São Paulo (USP), com especialização em Literatura Espanhola.

Durante três anos foi professor do Centro Universitário Santo André (UniA). Hoje em dia é professor e coordenador do Centro de Estudos Cavalo Azul (centrocavaloazul@hotmail.com), fundado pela poeta Dora Ferreira da Silva, onde ocorrem cursos nas áreas de filosofia, história, arte e literatura.

Também leciona no Instituto Fernand Braudel (http://www.braudel.org.br/novo/) e no curso de Criação Literária da Academia Internacional de Cinema (AIC): www.aicinema.com.br e info@aicinema.com.br