Detalhes
Distante dos grandes centros econômicos da colônia, São Paulo colonial foi durante muito tempo considerado pela historiografia musical uma região de parcos recursos no exercício da dita arte.
Nessa aula trataremos de mostrar que a vida musical em terras paulistas refletia as formas de uso típicas do Brasil colonial, constituindo-se na pluralidade e dimensão exigida por uma sociedade constituída ao redor do espetáculo litúrgico.
Desta forma, partiremos mostrando as estruturas da prática musical, centrado na função do mestre-de-capela, as redes de influência que constituíam as vias de acesso e os principais profissionais envolvidos na atividade.
Veremos como, desde 1599, a região do sul da colônia conseguiu diversas provisões régias para as suas capelas de música.
Durante 250 anos de atividade, desde o mestrado do padre Diogo Moreira, passando pelo estabelecimento do clã Lopes de Siqueira, a partir de 1680, e culminando com a distinta presença de André da Silva Gomes à frente do coro da Sé paulistana, mostraremos como São Paulo contribui para o desenvolvimento da arte em terras brasileiras.
História da Música na São Paulo colonial. Audiolivro.
Informações adicionais
Título | A Música na São Paulo Colonial |
---|---|
Autor | Diósnio Machado Neto |
Editora | Universidade Falada |
Áudio | Narrado pelo Autor |
Locução | Não |
Tempo de duração | 59 minutos |
Audiolivro em | MP3 - para download |
Classificação | Muito Bom |
Preço | R$11,89 |
Diósnio Machado Neto
Formado como Bacharel em Instrumento no Instituto de Música da “Universidad Católica de Chile”, Diósnio Machado Neto atuou em diversas orquestras do Estado de São Paulo.
Em 2001, titulou-se “Mestre em Musicologia” na Universidade de São Paulo com a dissertação “Música Sacra em Terra de Santos”, sob a orientação de José Eduardo Martins. Atualmente está doutorando na mesma universidade.
Faz parte do corpo docente do Departamento de Música da ECA/Universidade de São Paulo desde 2002, onde ministra aulas de História da Música e Música Brasileira.
Saiba mais
Ver todos produtos deste autor
Em 2001, titulou-se “Mestre em Musicologia” na Universidade de São Paulo com a dissertação “Música Sacra em Terra de Santos”, sob a orientação de José Eduardo Martins. Atualmente está doutorando na mesma universidade.
Faz parte do corpo docente do Departamento de Música da ECA/Universidade de São Paulo desde 2002, onde ministra aulas de História da Música e Música Brasileira.
Saiba mais
Ver todos produtos deste autor
Queremos saber sua opinião
Somente usuario registrados podem comentar. Por favor, faça login ou registre-se