Detalhes
Proposta geral
O curso visa apresentar um panorama sintético e sistemático da história européia entre os séculos I e XV da era cristã, através do qual seja possível identificar os fundamentos políticos, econômicos, sociais e culturais da Europa Moderna.
Partimos da idéia desenvolvida por Jacques Le Goff no ensaio “A Velha Europa e a Nossa” (Lisboa, Gradiva, 1995) de que é importante pensar a longevidade do Velho Continente, pois a Europa é uma realidade em construção. Para esse autor, o esboço da Europa moderna e contemporânea – com os atuais países, suas diversidades políticas e culturais, seus problemas sociais e desafios, suas tradições e questões comuns – foi gestado entre os séculos V e XV, no período tradicionalmente conhecido como Idade Média.
Mas o que vem a ser a Idade Média? Que conceitos e pré-conceitos estão contidos na expressão ao longo do tempo? Eles foram sempre os mesmos? O que havia de específico na história européia dessa época, para que pudéssemos propor uma periodização e dar esse nome ao período? O que veio antes, e depois? Essas perguntas guiarão nossa reflexão na primeira aula e ao longo de todo o curso.
Nas aulas seguintes, buscaremos identificar as matrizes históricas da Idade Média provenientes da Antigüidade.
Assim, observaremos como as heranças de Roma (aula 2), as contribuições dos povos germânicos (aula 3) e o desenvolvimento do cristianismo (aula 4) se articularam e construíram um mundo diverso, do qual o Império Carolíngio (séculos VIII e IX) foi a síntese (aula 5). Em seguida, veremos como a crise desse império originou o feudalismo (séculos X-XIII) – aula 6 – , e quais foram os traços mais marcantes dessa organização sócio-ecomômica e política e as várias especificidades assumidas por ela em cada região da Europa (aula 7). Observaremos nesses séculos as formas de expansão econômica e territorial proporcionadas pelo sistema, e os fenômenos a elas relacionados – as Cruzadas (aula 8), o Renascimento Comercial e Urbano (aula 9), a Reconquista Cristã da Península Ibérica (aula 10).
Observaremos também as novas formas culturais cortesãs e urbanas – o Renascimento do Século XII (aula 11), a cortesia (aula 12), o nascimento e o mapa europeu das universidades (aula 13), os estilos românico e gótico (aula 14) – e de espiritualidade, como as heresias e a formação de novas organizações religiosas (o Catarismo, os frades franciscanos e os dominicanos, a monarquia papal e a Inquisição) – (aula 16). Finalmente, abordaremos o século XIV, conhecido pelo predomínio da fome, da peste e da guerra, considerados expressão da crise do sistema feudal (aula 17), e elementos do “parto da Modernidade européia”.
Nosso curso terminará com a discussão sobre o texto de Jacques Le Goff que o inspirou, atualizando a discussão sobre a Europa Contemporânea, seus fantasmas e desafios, e suas projeções no Novo Mundo, do qual nossa história faz parte (aula 18).
ATENÇÃO : ESTE AUDIOLIVRO DEVERIA TER DIVERSAS PARTES, MAS FOI INTERROMPIDA A SEQUENCIA POIS A AUTORA ASSUMIU UM CARGO DE REITORA NA PUC E TEVE DE PARAR AS GRAVACOES.
ATENÇÃO ANTES DE COMPRAR !
Informações adicionais
Título | A História Medieval e a gestação da Europa Moderna Parte 1 |
---|---|
Autor | Yone de Carvalho |
Editora | Universidade Falada |
Áudio | Narrado pelo Autor |
Locução | Não |
Tempo de duração | 1 hora aproximadamente |
Audiolivro em | MP3 - para download |
Classificação | Não |
Preço | R$9,99 |
Yone de Carvalho
Profa. Yone de Carvalho :
Professora de Historiografia Antiga e Medieval, História Medieval e História das Relações Internacionais na Modernidade para turmas de Bacharelado e Licenciatura em História e Relações Internacionais na PUC-SP.
Coordenadora na PUC - SP do curso de Especialização (Pós-Graduação lato sensu) História, Sociedade e Cultura, no qual ministra aulas de Metodologia da Pesquisa I e II.
Mestre em História Social pela PUC-SP, doutoranda na mesma universidade.
Saiba mais
Ver todos produtos deste autor

Professora de Historiografia Antiga e Medieval, História Medieval e História das Relações Internacionais na Modernidade para turmas de Bacharelado e Licenciatura em História e Relações Internacionais na PUC-SP.
Coordenadora na PUC - SP do curso de Especialização (Pós-Graduação lato sensu) História, Sociedade e Cultura, no qual ministra aulas de Metodologia da Pesquisa I e II.
Mestre em História Social pela PUC-SP, doutoranda na mesma universidade.
Saiba mais
Ver todos produtos deste autor
Queremos saber sua opinião
Somente usuario registrados podem comentar. Por favor, faça login ou registre-se