Detalhes
AUDIO LIVRO - - O princípio da indeterminação genética é uma idéia nova para tempos novos.
Uma discussão filosófica dos limites até onde o homem pode ir, ou pretender ir, com sua ganância e prepotência.
À medida em que o homem aprofunda seus conhecimentos na área da engenharia genética, essa ciência da manipulação genética, é preciso apontar limites à ação humana, visto que na própria natureza há fronteiras claras entre as formas de vida e o meio ambiente.
O homem não controla todo o processo: a manipulação genética traz resultados minimamente previsíveis, porque o homem só controla parte do processo: a parte que ele consegue acompanhar, no seu tempo minimamente previsível.
A outra parte, a das reações da espécie com o meio em que ela vive, parte essa que vive um tempo natural, ou seja, uma escala de milhares de anos, o homem não consegue acompanhar nem avaliar.
O princípio da indeterminação genética diz que não conseguimos prever o resultado daquilo que manipulamos, porque só temos controle de parte do processo: as espécies naturais nunca sofrem alterações genéticas somente como resultado de um esforço próprio e individual, mas como resultado da suas ações em correlação com o meio: a relação entre as partes e o todo e entre o todo e as partes é determinante em ambas as direções.
É preciso resistir à lógica do capitalismo, que procura na engenharia genética nada mais que um instrumento para manipular a natureza ao seu bel prazer, sem levar em consideração quaisquer outros valores: a natureza é um todo onde cada acontecimento reflete nas partes e no conjunto, numa total interdependência, numa completa interação.
São as interações que garantem o equilíbrio e as transformações do sistema, num processo auto regulatório ao qual o homem não pode interferir, sob o risco de colocar todo o sistema em perigo. É sobre isso que fala o princípio da indeterminação genética.
AUDIO LIVRO em mp3 - - O princípio da indeterminação genética.
Informações adicionais
Título | O Princípio da Indeterminação Genética |
---|---|
Autor | Gledson Sousa |
Editora | Universidade Falada |
Áudio | Narrado pelo Autor |
Locução | Não |
Tempo de duração | 50 minutos |
Audiolivro em | MP3 - para download |
Classificação | Não |
Preço | R$9,89 |
Gledson Sousa
Gledson nasceu em Juazeiro do Norte, Ce.
Desde 1991 vive em São Paulo.
É diretor cultural da APCEFSP desde 2005. Tem vários textos em linha no site português TRIPLOV.
Saiba mais
Ver todos produtos deste autor

Desde 1991 vive em São Paulo.
É diretor cultural da APCEFSP desde 2005. Tem vários textos em linha no site português TRIPLOV.
Saiba mais
Ver todos produtos deste autor
Queremos saber sua opinião
Somente usuario registrados podem comentar. Por favor, faça login ou registre-se