Patativa do Assaré

Audiolivro

PATATIVA DO ASSARÉ -  O POETA E O JORNALISTA

Neste CD, o registro de conversas em momentos diferentes entre o cearense Patativa do Assaré e o paraibano Assis Ângelo. São momentos lúdicos, francos, bonitos, nos quais o poeta de Assaré, com a simplicidade dos mestres, dos grandes, revela ao jornalista sonhos e medos como o da dor; e não do morrer, em si.
Ele declama, canta, faz chacota, ri.

Foi poeta violeiro, cordelista, poeta maior.

Audiolivro em mp3

Patativa do Assaré mp3 audiobook audioboks audiolivro audiolivros Zoom

Audiolivro

PATATIVA DO ASSARÉ -  O POETA E O JORNALISTA

Ele declama, canta, faz chacota, ri. Brinca e deixa claro que sabe da importância da sua poesia como instrumento de transformação social. Conta das suas origens no campo e do seu amor à terra. Lembra detalhes da vida, da dureza do sol e das injustiças que viu seu povo sofrer. Foi poeta violeiro, cordelista, poeta maior.

O primeiro livro publicado foi Inspiração Nordestina, em 1956. O primeiro poema gravado foi A Triste Partida, em ritmo de toada, pelo rei do baião Luiz Gonzaga, em 1964. Depois, Fagner produziria discos com poemas seus e gravaria a canção Vaca Estrela e Boi Fubá, clássico regravado por Rolando Boldrin, Sérgio Reis, Pena Branca & Xavantinho e tantos.
Na segunda metade dos anos de 1970, sua obra seria estudada na Cadeira de Cultura Popular Universal da Sorbonne, França, pelo professor Raymond Cantel. Patativa do Assaré deixou plantada a semente da transformação social nos versos que fez. Igual a ele, nenhum poeta. Lorca, talvez. Neruda, talvez. João Cabral? Talvez... O poeta, agora aos 100 anos, ao contrário de tantos, não teve sua obra completa publicada em volumes de luxo. E daí? Viva Patativa do Assaré!

Patativa do Assaré Patativa transita entre ambos os campos com uma facilidade camaleônica e capacidade criadora e intelectual ainda não totalmente compreendidas pelo meio acadêmico.
Sua obra, de dimensão tanto estética quanto política, aborda diferentes temas e possui outras vertentes além da social/militante; como a telúrica, religiosa, filosófica, lírica, humorística/irônica, motes/glosas, entre outras.

As múltiplas tentativas de categorização da obra de Patativa do Assaré (muitas vezes subjetivas e sem base teórica) expõem falhas inerentes dos próprios parâmetros de julgamento.

Audiolivro em mp3

Título Patativa do Assaré
Autor Assis Ângelo
Locução Assis Ângelo e e entrevistas com Patativa
Tempo de duração 1 hora
Classificação Muito Bom

Assis Ângelo

Jornalista, estudioso da cultura popular. Nasceu em João Pessoa, Paraíba.