Orientação Vocacional e Profissional

O trabalho existe desde os primórdios da humanidade, porém o modo como os homens se organizavam para isso foi mudando ao longo do tempo.

A orientação vocacional é uma preocupação recente do homem.

Orientação Vocacional e Profissional Zoom

A orientação vocacional é uma preocupação recente do homem. Ela toma impulso com a Revolução Industrial e as guerras, pela necessidade de se colocar “o homem certo no lugar certo”, a fim de se obter maior eficiência nas tarefas a serem realizadas.

Existem vários tipos de orientação: a mais conhecida é aquela que se faz com adolescentes na época do vestibular. Porém não se limita a orientação apenas aos indivíduos que querem ingressar numa universidade ou cursos superiores, ela é também oferecida para aqueles que se encontram em desvantagens sociais e físicas.

Fazer uma escolha de profissão envolve escolher “quem eu vou ser”.

Tomar esta atitude é tarefa bastante complexa.
A escolha profissional é um processo de construção, não uma descoberta mágica de algo escondido dentro do adolescente. O orientador profissional deve auxiliar o adolescente na descoberta de si mesmo, não no sentido de um “dom” a ser descoberto, mas sim, no sentido de suas habilidades, seus gostos, suas preferências, suas tendências, para que ele possa desenvolver-se no decorrer de sua escolha profissional.

Atualmente, os desafios de entrar num mercado de trabalho, em que a concorrência para o primeiro emprego é maior do que a enfrentada para ingressar na faculdade, são inúmeros. Por isso, a preocupação com a formação profissional, especializações, línguas, tudo que possa se tornar um diferencial importante com relação a outros candidatos.

Mesmo os que optam por trabalhar por conta própria, precisam descobrir um diferencial para atendimento de seus clientes a fim de não serem engolidos pelos concorrentes.

Título Orientação Vocacional e Profissional
Autor Não