Parte 6 - Movimentos sociais rurais - O Messianismo e Juazeiro

Se a República no Brasil mostrou, desde cedo, sua face dura e excludente em relação aos setores populares rurais e urbanos, é certo também que houve resistência e a busca de um exercicío de contra-poder da população pobre e trabalhadora, tanto no mundo urbano como nas áreas rurais.

audiolivros-em-mp3-download

Parte 6 - Movimentos sociais rurais - O Messianismo e  Juazeiro Zoom

Audiolivro : MOVIMENTOS SOCIAIS RURAIS NO BRASIL - MESSIANISMO E
MILENARISMO: JUAZEIRO, CANUDOS E CONTESTADO

Parte 1

Essa aula, composta em duas partes, discute os mais importantes movimentos sociais rurais ocorridos nas áreas sertanejas do país, que tiveram forte impacto no cenário político republicano entre os fins do século XIX e inícios do século XX : o Juazeiro de Padre Cícero Romão Baptista, Canudos, de Antonio Conselheiro e o Contestado, das aldeias santas e de líderes como
Adeodato e Maria Rosa.

Buscando dimensionar os aspectos econômicos, políticos e sociais de tais movimentos, a exposição situa, principalmente, os seus aspectos religiosos, e, em especial, os elementos messiânicos e milenaristas aí presentes.

Utilizando vários autores e obras, a aula privilegiou textos como, por exemplo, o de Douglas Teixeira Monteiro, "Um Confronto entre Juazeiro, Canudos e Contestado", História Geral Da Civilização Brasileira, vol. 9, SP, DIFEL, 1977, pp. 39-92.

Audiolivro : MOVIMENTOS SOCIAIS RURAIS NO BRASIL - MESSIANISMO E
MILENARISMO: JUAZEIRO, CANUDOS E CONTESTADO. Em mp3.

Título Parte 6 - Movimentos sociais rurais - O Messianismo e Juazeiro
Autor Maria Auxiliadora Dias Guzzo
Tempo de duração 1 hora 14 minutos

Maria Auxiliadora Dias Guzzo

Maria Auxiliadora Dias Guzzo nasceu na cidade de São Paulo, onde fez seus estudos e se graduou em História pela USP em 1970.

É mestre em História pela UNICAMP, na área de História Social.

Durante vinte anos, 1985-2005, foi professora do Departamento de História da PUC-SP, ministrando disciplinas na área de Teoria da História e História do Brasil.