Parte 1- Nascimento da República

Parte 1- Nascimento da República

"Origens da República no Brasil"

Este áudio apresenta como conteúdo básico o tema da transição da Monarquia à República no Brasil.

As principais razões que levaram à proclamação da República em nosso país são discutidas, debatendo-se também as principais forças econômicas, sociais e políticas, que foram responsáveis pela implantação do novo regime político na nação, em 1889.

Audio-livros-mp3

Parte 1-   Nascimento  da República Zoom

SÉRIE  HISTÓRIA DO BRASIL

PARTE 1
"Origens da República no Brasil"

Nesta aula, as explicações tradicionais para a proclamação da República no Brasil são criticadas e
revistas, oferecendo-se uma nova visão, elaborada a p
artir de uma historiografia competente e atualizada.

As obras utilizadas como referência para a aula são as seguintes: DA MONARQUIA À REPÚBLICA - MOMENTOS DECISIVOS, de Emília Viotti da Costa e A FORMAÇÃO DAS ALMAS - IMAGINÁRIO DA REPÚBLICA NO BRASIL, de José Murilo de Carvalho.

AUDIOLIVRO HISTÓRIA DO BRASIL PARTE 1

Título Parte 1- Nascimento da República
Autor Maria Auxiliadora Dias Guzzo
Tempo de duração 1 hora
Classificação Bom

Maria Auxiliadora Dias Guzzo

Maria Auxiliadora Dias Guzzo nasceu na cidade de São Paulo, onde fez seus estudos e se graduou em História pela USP em 1970.

É mestre em História pela UNICAMP, na área de História Social.

Durante vinte anos, 1985-2005, foi professora do Departamento de História da PUC-SP, ministrando disciplinas na área de Teoria da História e História do Brasil.