Parte 2 - Imaginário Político nos inícios da República Brasileira

audiolivros-em-mp3-download

Parte 2 - Imaginário Político nos inícios da República Brasileira Zoom

AUDIOLIVRO HISTÓRIA DO BRASIL PARTE 2

Proclamada a República no Brasil, em 1889, as três principais forças sociais responsáveis por essa transformação política - fazendeiros de café, Exército e setores das classes médias urbanas - lutarão para imprimir sua marca cultural e política,conformando o novo regime aos seus diferentes projetos políticos.

Essa aula, apresentada em duas partes, versa sobre as disputas em torno do estabelecimento do mito de origem republicano, debatendo também os três projetos políticos mais importantes para a recém fundada República: o militar, o positivista, em suas faces civil e militar, e o liberal, em suas distintas nuances.

A exposição baseia-se principalmente em textos de José Murilo de Carvalho: A Formação das Almas - Imaginário da República no Brasil, SP, Cia. das Letras, 1990 e "Entre a liberdade dos antigos e a dos modernos: a República no Brasil", em dados. Revista de Ciências Sociais, vol. 32, no. 3, 1989, pp. 265-280.

AUDIOLIVRO HISTÓRIA DO BRASIL PARTE 2

Título Parte 2 - Imaginário Político nos inícios da República Brasileira
Autor Maria Auxiliadora Dias Guzzo
Tempo de duração 54 minutos

Maria Auxiliadora Dias Guzzo

Maria Auxiliadora Dias Guzzo nasceu na cidade de São Paulo, onde fez seus estudos e se graduou em História pela USP em 1970.

É mestre em História pela UNICAMP, na área de História Social.

Durante vinte anos, 1985-2005, foi professora do Departamento de História da PUC-SP, ministrando disciplinas na área de Teoria da História e História do Brasil.