Parte 4 - Cotidiano da República aula 1

Parte 4 - Cotidiano da República aula 1

Dividida em duas partes, essa aula discute as transformações econômicas, políticas, sociais,
culturais e mentais, ocorridas com a República e o seu impacto sobre o mundo urbano, em especial sobre o Rio de Janeiro, capital do Brasil e a cidade mais importante e populosa do país, entre os fins do século XIX e os inícios do século XX.

Audio-livros-mp3

Parte 4 -  Cotidiano da República aula 1 Zoom

Audiolivro História do Brasil Rebública - PARTE 4

VIDA URBANA E COTIDIANO NO INÍCIO DA REPÚBLICA
BRASILEIRA

Se mudanças de natureza variada já ocorriam na formação social brasileira desde a década de 1870, é com a República que as mesmas se aceleram, incidindo fortemente sobre modos de vida e formas de pensar do mundo urbano, em franca expansão no período.

Debate-se também a questão da participação popular e o exercício da cidadania no começo do regime republicano no país.

A exposição é baseada principalmente em duas obras: Os BESTIALIZADOS - O RIO DE JANEIRO E A REPÚBLICA QUE NÃO FOI, de José Murilo de Carvalho ( SP, Cia. das Letras, 1987 ) e AS QUEIXAS DO POVO, de Eduardo Silva ( RJ/SP, Editora PAZ E TERRA, 1988 ).

Audiolivro História do Brasil Rebública - PARTE 4

Título Parte 4 - Cotidiano da República aula 1
Autor Maria Auxiliadora Dias Guzzo
Tempo de duração 1 hora 06 minutos
Classificação Bom

Maria Auxiliadora Dias Guzzo

Maria Auxiliadora Dias Guzzo nasceu na cidade de São Paulo, onde fez seus estudos e se graduou em História pela USP em 1970.

É mestre em História pela UNICAMP, na área de História Social.

Durante vinte anos, 1985-2005, foi professora do Departamento de História da PUC-SP, ministrando disciplinas na área de Teoria da História e História do Brasil.