A Filosofia e a Física Quântica - e agora? Parte 2

A Filosofia e a Física Quântica - e agora ?

Parte 2
A Incrível continuação da viagem pela Fpisica Quântica e a Filosofia

Audio-livros-mp3

A Filosofia e a Física Quântica - e agora? mp3 audiobook audioboks audiolivro audiolivros Zoom

Audio-livro Parte  2: Filosofia e a  Física Quântica. A interpretação ortodoxa e outros assuntos.

As interpretações da teoria quântica, apresentadas na primeira aula, são retomadas.

Elas incluem visões “realistas”, segundo as quais a teoria descreve a realidade independentemente da observação – quer esta realidade seja constituída só de ondas (que colapsam durante a observação), ou de partículas junto com as ondas (que podem ser vazias).

Mas também incluem a interpretação ortodoxa, articulada por Niels Bohr de maneira “positivista”. Discutem-se as noções de interferência, escolha demorada, efeito túnel, princípio de incerteza, determinismo e a não-localidade.

Audio-livro Parte 2: Filosofia e a Física Quântica. A interpretação ortodoxa e outros assuntos. Em mp3.

Título A Filosofia e a Física Quântica - e agora? Parte 2
Autor Osvaldo Frota Pessoa Junior
Tempo de duração 35 minutos
Classificação Muito Bom

Osvaldo Frota Pessoa Junior

Prof. Osvaldo Frota Pessoa Junior

Nascido em São Paulo em 1959, Osvaldo Frota Pessoa Junior fez graduação em Física (1982) e em Filosofia (1984) pela USP, tendo um mestrado em Física Experimental pela Unicamp (1985), e doutorado em História e Filosofia da Ciência pela Indiana University (1990).

Participou academicamente de diversas instituições: Centro de Lógica e Epistemologia da Unicamp (1991-3), Mestrado de Ensino de Ciências do Instituto de Física da USP (1994-6), Instituto de Estudos Avançados da USP (1997-9), Instituto de Física da Universidade Federal da Bahia (1999-2000, 2002) e Universidade Estadual de Feira de Santana (2001).