A Filosofia e a Física Quântica - e agora? Parte 1

Vamos juntos, devagar, discutir alguns conceitos contraditórios da física quântica.

O que é a Física Quântica?
Qual é o seu traço essencial?

audiolivro em mp3

A Filosofia e a Física Quântica - e agora? mp3 audiobook audioboks audiolivro audiolivros Zoom

Audiolivro  :  Parte 1 -  Física Quântica e interpretações realistas.

Calma que você entender tudo !

Vamos juntos, devagar,  discutir alguns  conceitos contraditórios da física quântica.
O que é a Física Quântica? Qual é o seu traço essencial?

Uma resposta envolve a dualidade onda-partícula.

Mas como conciliar aspectos contraditórios, como onda e partícula? Não há uma resposta única para esta questão: o que temos são diferentes “interpretações” da teoria quântica, que são exploradas nesta primeira aula.

Neste passeio por idéias e conceitos, visitamos a música quântica, observações apolínea e dionisíaca, o papel do sujeito, a idéia de muitos mundos, o misticismo quântico e a distinção entre realismo e positivismo. Apresentamos também a alegoria da mágica Beatriz, que se comporta frente à nossa observação como uma entidade quântica!

Audiolivro : Parte 1 - Física Quântica e interpretações realistas,  em mp3.

Título A Filosofia e a Física Quântica - e agora? Parte 1
Autor Osvaldo Frota Pessoa Junior
Tempo de duração 38 minutos
Classificação Ótimo

Osvaldo Frota Pessoa Junior

Prof. Osvaldo Frota Pessoa Junior

Nascido em São Paulo em 1959, Osvaldo Frota Pessoa Junior fez graduação em Física (1982) e em Filosofia (1984) pela USP, tendo um mestrado em Física Experimental pela Unicamp (1985), e doutorado em História e Filosofia da Ciência pela Indiana University (1990).

Participou academicamente de diversas instituições: Centro de Lógica e Epistemologia da Unicamp (1991-3), Mestrado de Ensino de Ciências do Instituto de Física da USP (1994-6), Instituto de Estudos Avançados da USP (1997-9), Instituto de Física da Universidade Federal da Bahia (1999-2000, 2002) e Universidade Estadual de Feira de Santana (2001).