Correspondências entre Freud e Einstein sobre guerra e paz

Em 1932, às vésperas da invasão nazista na Áustria, Albert Einstein e Sigmund Freud trocaram entre si cartas sobre as origens da guerra e as possibilidades da paz entre as nações.

Correspondências entre Freud e Einstein sobre guerra e paz Zoom

Ambos já eram mundialmente famosos (Einstein recebera o Prêmio Nobel de Física em 1921), e estavam na maturidade intelectual em relação às suas teorias e ao mundo. A correspondência foi patrocinada pelo Instituto de Cooperação Intelectual, um órgão da Liga das Nações, e publicada como cartas-abertas ao mundo, em 1933.

A expansão nazista e a Segunda Grande Guerra impediram que a correspondência obtivesse, na época, a repercussão que lhe era destinada.

As cartas apresentam idéias poderosas, defendendo a possibilidade e probabilidade de uma paz definitiva entre os homens. Enquanto Einstein se detêm nos aspectos políticos e administrativos da paz mundial, Freud lhe explora as correntes inconscientes e seus aspectos sócio-psicológicos.

O resultado é um arranjo de extraordinária força, um libelo em prol da paz mundial por parte de dois dos maiores gênios da História. E apresentam não apenas uma esperança, mas, no conjunto, um grande mapa do caminho para a paz.

Em plena Década da Cultura de Paz (2001-2010), os argumentos de Eistein e Freud nos oferecem a possibilidade de otimismo, e de maior clareza, para que a educação de crianças e jovens, e as ações dos adultos, possam avançar em direção a esta tão almejada meta.

Título Correspondências entre Freud e Einstein sobre guerra e paz
Autor Luis Henrique Beust
Tempo de duração 55 minutos
Classificação Excelente !!

Luis Henrique Beust

Luis Henrique Beust é consultor e palestrante internacional, especializado em desenvolvimento social, direitos humanos e cultura de paz.

Há cerca de 25 anos vem atuando em mais de 30 países nas três Américas, Europa, Oriente Médio e Ásia.