Pe. Antonio Vieira - Vida e Obra Parte 1

Pd. Antonio Vieira - Vida e Obra Parte 1

TEATRO DE MARAVILHAS: VERBO E PROFECIA NA OBRA E NO PENSAMENTO DO PADRE ANTONIO VIEIRA

Parte 1
Um dos mais importantes autores da língua portuguesa, o orador sacro Antonio Vieira também é, em âmbito internacional, um dos mais representativos autores da arte sacra do século XVII. Muito já se falou de seu veio profético, expresso sobretudo em suas obras históricas, como a Clavis Prophetarum e na História do Futuro. Nelas, Vieira tenta demonstrar como a história, lida em um sentido profético, nos ensina a prever o futuro. No seu caso, ele a lê em sentido político, e define que o Quinto Império do mundo será de Portugal. Quanto a seus sermões, podemos dividi-los em três grupos.

Audio-livros-mp3

Pe. Antonio Vieira - Vida e Obra Parte 1 Zoom

Parte 1

Primeiro, os mais festivos, que celebram datas comemorativas e efemérides religiosas, como Sermão do Santíssimo Sacramento e Sermão de Nossa Senhora do Ó, entre tantos outros. Segundo, os mais doutrinais e teológicos, como o Sermão do Mandato e o Sermão da Sexagésima, e, por fim, os mais explicitamente políticos e proféticos, como a série dos Sermões do Rosário e o que trata da invasão holandesa em Pernambuco.

O objetivo dessa aula é apagar essas linhas divisórias, e demonstrar que o veio profético não está isolado, mas sim permeia toda a obra e o pensamento de Vieira, desde os sermões epidíticos, festivos e engenhosos, até os mais doutrinais em termos teológicos e políticos. Todos representam, a seu modo, uma concepção unitiva da história, de Deus, do homem, da política e das instituições, e se baseiam na concepção de pneuma (sopro em grego), cuja origem está na pneumatologia dos antigos padres da Igreja, tanto gregos quanto latinos.

Porém, Vieira a filtra por meio das doutrinas eucarísticas e das crenças no Reino do Espírito Santo, que deitam suas raízes históricas no século XIII, principalmente com Joachim de Fiori, e encontram no solo ibérico o seu ambiente mais fecundo.

Título Pe. Antonio Vieira - Vida e Obra Parte 1
Autor Rodrigo Petronio
Tempo de duração 54 minutos

Rodrigo Petronio

Rodrigo Petronio nasceu em São Paulo, em 1975.

Formou-se em Letras Clássicas e Vernáculas pela Universidade de São Paulo (USP), com especialização em Literatura Espanhola.

Durante três anos foi professor do Centro Universitário Santo André (UniA). Hoje em dia é professor e coordenador do Centro de Estudos Cavalo Azul (centrocavaloazul@hotmail.com), fundado pela poeta Dora Ferreira da Silva, onde ocorrem cursos nas áreas de filosofia, história, arte e literatura.

Também leciona no Instituto Fernand Braudel (http://www.braudel.org.br/novo/) e no curso de Criação Literária da Academia Internacional de Cinema (AIC): www.aicinema.com.br e info@aicinema.com.br