O Ateneu

O Ateneu audio livro audio livros  audio book audio books  audio-livro  audio-livros Zoom

“Vais encontrar o mundo, disse-me meu pai, à porta do Ateneu.Coragem para a luta”. Essas são as últimas palavras ouvidas por Sérgio ao ser deixado no internato em que passaria sua adolescência. O Ateneu, uma “crônica de saudades” (como nos diz Raul Pompeia), são as memórias do Sérgio crescido, que busca as lembranças de sua mocidade.

Sérgio não faz um simples apanhado, um mapeamento do que viveu: ele crava as garras das múltiplas emoções em cada história que nos conta. Não querendo esconder as sensações que sentia e que sente, ele nos fala de suas amizades, seus desafetos, dos professores e do famigerado Aristarco, o diretor,  símbolo da ordem e da arbitrariedade, a personificação da escola.

A rotina do internato é sempre balançada por alguma travessura. Sérgio é um dos arteiros que abusa da rebeldia, descobrindo os segredos por trás da harmonia estabelecida por Aristarco.

Considerado o único exemplar do romance impressionista na literatura brasileira, O Ateneu assim se destaca por sua singularidade.

Título O Ateneu
Autor Raul Pompéia
Locução Marcelo S.
Tempo de duração 9 horas e 15 minutos
Classificação N/A

Raul Pompéia

AUDIOLIVRO

Raul d'Ávila Pompeia (Angra dos Reis, 12 de abril de 1863 — Rio de Janeiro, 25 de dezembro de 1895) foi um escritor brasileiro.

Biografia
Ainda menino, mudou-se com a família para o Rio de Janeiro. Matriculado no colégio Abílio, distinguiu-se como aluno estudioso, bom desenhista e caricaturista. Na época, redigia o jornalzinho "O Archote". Prosseguiu seus estudos no Colégio Pedro II e publicou em 1880 seu primeiro romance, Uma tragédia no Amazonas. Em 1881, matriculou-se na Faculdade de Direito de São Paulo, participando das correntes de vanguarda, materialistas e positivistas, que visavam fundamentalmente à abolição da escravatura e à República.