O enigma da vida, uma conversa sobre saúde e ética

Preso a uma tela de TV ou de um computador, perdeu o homem a capacidade de se relacionar, trocar e realmente amar a si próprio, seus semelhantes e a natureza. Mais ainda, perdeu sua ligação cósmica e o sentido de viver. Não sabe quem é, o que faz aqui, de onde veio e para onde vai.

Formar um homem que respeite e pratique o direito de nascer , viver e morrer com dignidade e honra, e que tenha a capacidade e a coragem de ser verdadeiro e assim se conduzir na vida e no trabalho, é tarefa de todos nós- e que começa conosco. Não há outra forma possível para se alcançar a saúde ética. Não é tarefa nem da ciência, nem da tecnologia e nem da Internet - que tantos “interstúpidos” produz.

Gravado em palestra para Universidade Federal de São Paulo Audio-livro sobre Saúde e Ética

audiobooks-em-mp3-download

uma conversa sobre saúde e ética - 2 minutos
uma conversa sobre saúde e ética

O enigma da vida, uma conversa sobre saúde e ética Zoom

AUDIOBOOK - O enigma da vida, uma conversa sobre saúde ,  ética e moral.

Audio curso : A visão das  tradições arcaicas acerca de Saúde e Ética: da Antigüidade até o séc. XXI.

Não sabe quem é, o que faz aqui, de onde veio e para onde vai.

Muitos crêem ingenuamente que lhes basta ter sucesso e poderem conquistar a saúde e a cura que o mundo do consumo lhe oferece; iludem-se que assim serão felizes. E assim, estamos cercados de “gente feliz”(os consultórios também!) com síndromes de pânico, stress, esgotamentos, depressões….e pior do que tudo, drogas e violência.

Não soa irônico que tanta ciência e avanços tecnológicos não foram capazes de dar ao homem do Séc. XXI a chave para viver pleno e em paz com saúde? Perdeu até o direito de ir e vir, vivendo em prédios e casas que se transformaram em verdadeiras jaulas.

Como se tudo isso não bastasse, cercado de computadores, celulares e outras mídias de comunicação, está só , com medo de envelhecer e- horror dos horrores- com medo de morrer.
Sim, a ciência, a eletrônica e o consumo não oferecem, e nem podem oferecer, a chave para a arte de viver e amar com saúde e harmonia.

Nem sempre tudo que é “velho” é inútil e desatualizado. E não se trata de saudosismo e nem de conservadorismo; menos ainda de “antigamente era melhor”. Trata-se simplesmente de que a sabedoria- neste caso, a arte de viver e amar com ética e saúde - é eterna e imune ao tempo. Ela simplesmente é e sempre será.

Foi criada há milênios ( na “ noite dos tempos”, escrevia Hesíodo no séc. VIII A.C.) e será sempre a mesma, pois toca a essência de existência- que é imortal e imutável.

Onde está o todo poderoso homem do Séc. XXI, que não se mostra capaz sequer de preservar a si mesmo e seus semelhantes? Guardado em fortalezas, circulando em carros blindados?

AUDIOBOOK  em mp3 , formato Curso : O enigma da vida, uma conversa sobre saúde , ética e moral.

Título O enigma da vida, uma conversa sobre saúde e ética
Autor Viktor D. Salis
Tempo de duração 1 hora 06 minutos
Classificação Muito Bom

Viktor D. Salis

VIKTOR D. SALIS nasceu em Atenas-Grécia.Formou-se em Psicologia em 1971 pela Puc-SP e estudou Epistemologia Genética com Jean Piaget em Genève-Suiça, onde completou seu primeiro doutorado em 1977, voltado ao desenvolvimento ético e social da criança e do adolescente.

Em 1981 estudou “A ética dos mitos da Paidéia na formação do homem grego na Antigüidade” com Igor Caruso na Universidade de Salzburg, obtendo seu segundo doutorado.