O Alienista e outros contos maravilhosos

O Alienista e outros contos maravilhosos Zoom

Machado de Assis é, sem sombra de dúvidas, o maior escritor brasileiro de todos os tempos. Seu estilo inconfundível, imbricado de ironia e crítica, de sarcasmo e deboche, faz também do leitor, e agora do ouvinte, seu alvo certeiro.

Neste audiolivro você encontrará, em meio aos diversos contos, temas comuns à obra machadiana: o jovem envolvido com a mulher madura; a frivolidade da elite carioca; o acaso que nos rearranja à revelia; além dos extraordinários Pai contra mãe, um dos raros momentos em que o autor discorre diretamente da escravidão e A história de uma lágrima, que traz uma das mais belas narrativas brasileiras sobre o amor.

Em O Alienista, Machado de Assis desestrutura os alicerces do pensamento científico, que é a base da visão de mundo pouco humanista européia do séc. XIX. Simão Bacamarte é quem retorna da Europa para Itaguaí com pensamentos cientificistas. Decide, então, criar uma casa de saúde: tratar e, sobretudo, estudar os loucos. A questão não é a crítica a todo tipo de ciência, mas aquela específica, positivista, que busca numa racionalidade fria a técnica mais eficaz para o avanço tecnológico. Avanço este que deturpa o homem em prol dos números, das estatísticas. Bacamarte irá perceber, de maneira tipicamente machadiana, que o homem escorrega das mãos da ciência. Mas não pense você que Machado nos vê como algo de intocável, de precioso. Somos todos, ciência e homem, técnica e moral, algo de menos.

Neste audiolivro, além dos já comentados O Alienista, A história de uma lágrima e Pai contra mãe, você encontrará: Uns Braços, Quem Conta Um Conto..., Não é mel para a boca de asno e História da fita azul.

Título O Alienista e outros contos maravilhosos
Autor Machado de Assis
Locução Eliete Sarrea e outros diversos narradores
Tempo de duração 6 Horas
Classificação Excelente !!

Machado de Assis

Joaquim Maria Machado de Assis, cronista, contista, dramaturgo, jornalista, poeta, novelista, romancista, crítico e ensaísta, nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 21 de junho de 1839. Filho de um operário mestiço de negro e português, Francisco José de Assis, e de D. Maria Leopoldina Machado de Assis, aquele que viria a tornar-se o maior escritor do país e um mestre da língua, perde a mãe muito cedo e é criado pela madrasta, Maria Inês, também mulata, que se dedica ao menino e o matricula na escola pública, única que freqüentará o autodidata Machado de Assis.

De saúde frágil, epilético, gago, sabe-se pouco de sua infância e início da juventude. Criado no morro do Livramento, consta que ajudava a missa na igreja da Lampadosa. Com a morte do pai, em 1851, Maria Inês, à época morando em São Cristóvão, emprega-se como doceira num colégio do bairro, e Machadinho, como era chamado, torna-se vendedor de doces. No colégio tem contato com professores e alunos e é até provável que assistisse às aulas nas ocasiões em que não estava trabalhando.