A Música na São Paulo Colonial

Distante dos grandes centros econômicos da colônia, São Paulo colonial foi durante muito tempo considerado pela historiografia musical uma região de parcos recursos no exercício da dita arte.

audiolivro em mp3

A Música na São Paulo Colonial audio livro audio livros  audio book audio books  audio-livro  audio-livros Zoom

Nessa aula trataremos de mostrar que a vida musical em terras paulistas refletia as formas de uso típicas do Brasil colonial, constituindo-se na pluralidade e dimensão exigida por uma sociedade constituída ao redor do espetáculo litúrgico.

Desta forma, partiremos mostrando as estruturas da prática musical, centrado na função do mestre-de-capela, as redes de influência que constituíam as vias de acesso e os principais profissionais envolvidos na atividade.

Veremos como, desde 1599, a região do sul da colônia conseguiu diversas provisões régias para as suas capelas de música.

Durante 250 anos de atividade, desde o mestrado do padre Diogo Moreira, passando pelo estabelecimento do clã Lopes de Siqueira, a partir de 1680, e culminando com a distinta presença de André da Silva Gomes à frente do coro da Sé paulistana, mostraremos como São Paulo contribui para o desenvolvimento da arte em terras brasileiras.

História da Música na São Paulo colonial. Audiolivro.

Título A Música na São Paulo Colonial
Autor Diósnio Machado Neto
Tempo de duração 59 minutos
Classificação Muito Bom

Diósnio Machado Neto

Formado como Bacharel em Instrumento no Instituto de Música da “Universidad Católica de Chile”, Diósnio Machado Neto atuou em diversas orquestras do Estado de São Paulo.

Em 2001, titulou-se “Mestre em Musicologia” na Universidade de São Paulo com a dissertação “Música Sacra em Terra de Santos”, sob a orientação de José Eduardo Martins. Atualmente está doutorando na mesma universidade.

Faz parte do corpo docente do Departamento de Música da ECA/Universidade de São Paulo desde 2002, onde ministra aulas de História da Música e Música Brasileira.