A Cura na antiga Grécia - Palestra na Escola Paulista de Medicina

Gravado numa conferência para médicos e professores , na Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Medicina, em outubro de 2007. Viktor mostra como estamos nos desviando das origens da medicina.

A Cura na antiga Grécia - Palestra na Escola Paulista de Medicina audio livro audio livros  audio book audio books  audio-livro  audio-livros Zoom

Saúde e terapia nas tradições arcaicas gregas e egípcias

Partindo dos conceitos de saúde e doença, vamos ver o que os antigos acreditavam ser a verdadeira arte de viver com saúde. Dos primeiros médicos ao incrível centro de cura de Epidauro e depois às escolas de medicina.

Vamos navegar pela história das doenças e da cura ao longo dos tempos.

Estas tradições ensinam–nos a abordar a doença como uma conseqüência tanto dos fatores biofísicos como do próprio modo de vida de cada um.

Além disso, nos ensinaram a arte da observação dos sintomas. Mas a verdade é que, na modernidade, essa atitude centrou-se exclusivamente nos aspectos biofísicos dispensando o essencial: a doença é principalmente causada por um modo de vida desarmônico e desapaixonado.

São de Hipócrates as afirmações:

• Quem não ama adoece.
  • Quem se afasta de sua verdade está condenado a padecer.

Para o pensamento arcaico o conceito de doença pode ser resumido na palavra “Apathos” - que significa estar desapaixonado da vida. Isso porque “Pathos” tinha originalmente o significado de “paixão” (não no sentido vulgar de hoje, mas no de estar atraído pela vida).

Quando se perdia esse sentimento poderiam se originar toda a sorte de doenças do corpo e da alma.
Finalmente, é irônico observar que a palavra “Pathos” hoje é a raiz de Patologia, indicando o estudo das doenças (sic).

Pois é, estamos condenados na modernidade a viver sem estarmos apaixonados pela vida e pelo outro; quem pratica isto "está doente" ...

Sim, a principal doença da modernidade e a causa da maioria das doenças é viver sem paixão pela vida – e a própria ciência aprova esta conduta, sem falar na indústria farmacêutica que no empanturra de tantas drogas desnecessárias, tão lucrativas para eles e tão danosas à verdadeira saúde do homem.

Título A Cura na antiga Grécia - Palestra na Escola Paulista de Medicina
Autor Viktor D. Salis
Áudio Gravado ao vivo
Tempo de duração 1 hora 15 minutos
Classificação Muito Bom

Viktor D. Salis

VIKTOR D. SALIS nasceu em Atenas-Grécia.Formou-se em Psicologia em 1971 pela Puc-SP e estudou Epistemologia Genética com Jean Piaget em Genève-Suiça, onde completou seu primeiro doutorado em 1977, voltado ao desenvolvimento ético e social da criança e do adolescente.

Em 1981 estudou “A ética dos mitos da Paidéia na formação do homem grego na Antigüidade” com Igor Caruso na Universidade de Salzburg, obtendo seu segundo doutorado.