A Arte de Contar Histórias - Parte 1

Histórias são cápsulas de significado, caminhos que podemos percorrer desde muito cedo no imaginário e que nos ajudam a compreender e estruturar nossas experiências de vida, os papéis esperados, as restrições, os alertas sobre o que não fazer.

Audio-livros-mp3

A Arte de Contar Histórias - Parte 1 Zoom

Audiobook -  CONTAR HISTÓRIAS PARA APRENDER A VIVER

A Arte de contar histórias -  introdução

Esta pequena série visa ajudar pais e educadores a refletir sobre a atividade de contar histórias e os impactos que pode ter sobre crianças pequenas.

Vamos passar por uma breve abordagem sobre o desenvolvimento infantil em suas diferentes faixas etárias.

As histórias podem ser apreendidas e compreendidas em diversos níveis por quem as escuta ou as relata. A criança compreende a mensagem de forma intuitiva, mesmo que não saiba explicitamente.

Os significados aparecem em diferentes níveis e só a criança sabe o que é mais importante para ela naquele momento de vida.

Isto é o que a leva, por exemplo, a pedir repetidamente a mesma história até que consiga processar o conteúdo e partir para um novo relato que lhe trará outras percepções.

Quando contamos histórias estamos trabalhando diferentes aspectos internos da criança, incluindo traços de caráter (a dimensão heróica, a questão do bem e do mal, etc.); raciocínio (no caso de histórias mais elaboradas onde existe um mistério a desvendar, um desafio a ser enfrentado); o desabrochar da imaginação (que nos leva a explorar outras dimensões não palpáveis); a criatividade (que futuramente poderá ajudar o adulto a encontrar soluções para os seus impasses e que depende do quanto exercitamos a nossa imaginação) e o senso crítico (ser capaz de fugir do comportamento imitativo e massificante para expressar o que pensa e o que deseja, independentemente do grupo a que pertence).

Aproveite , Audiobook - A Arte de Contar Histórias - Parte 1

Título A Arte de Contar Histórias - Parte 1
Autor Maria Teresa Mendonça de Barros
Tempo de duração 1 hora 1 minuto

Maria Teresa Mendonça de Barros

Maria Teresa Mendonça de Barros, ou Teca Mendonça, como é conhecida, é formada em Letras pela PUC do Rio de Janeiro, tendo se especializado na área de símbolos.

É contadora de histórias e atuou 6 anos na Associação Viva e Deixe Viver de Contadores de Histórias em Hospitais como diretora e colaboradora na área de Desenvolvimento Humano, responsável por palestras e treinamentos voltados para os voluntários e também para a comunidade.