Psicologia Econômica e Psicanálise

A proposta do livro é lhe oferecer condições para você ficar mais atento e dar-se conta de como age ao escolher. Em outras palavras, ao compreender melhor os fatores presentes no processo decisório, você poderá responsabilizar-se por suas escolhas e aprender com suas experiências, apropriando-se então, de suas decisões, em direção a um aprimoramento pessoal e profissional cada vez maior.

Psicologia Econômica e Psicanálise - Psicologia do Consumidor - Audiolivro de Vera Rita de Mello Ferreira

Psicologia Econômica e Psicanálise audio livro audio livros  audio book audio books  audio-livro  audio-livros Zoom

Você já ouviu falar em Psicologia Econômica?

Sabia que nosso comportamento em situações que envolvem dinheiro e outros bens escassos vem sendo estudado de forma rigorosa há muitas décadas? Conhece os resultados dessas pesquisas?

E sobre o seu próprio modo de funcionar economicamente, o que você sabe? Já analisou como faz suas escolhas? Tem idéia de quais são os fatores que interferem nas suas decisões econômicas?

A Psicologia Econômica é uma disciplina que começa a se desenvolver em nosso país, embora já exista, há mais de 100 anos, na Europa e em outros países do mundo. Dois Prêmios Nobel de Economia já foram outorgados a seus pesquisadores: Herbert Simon, em 1978, e Daniel Kahneman, em 2002.

Situada na interface das disciplinas que lhe dão origem – Psicologia e Economia –, seu objeto de estudo é a tomada de decisões e o comportamento econômico de indivíduos, grupos e populações. Neste livro, a fim de ampliar esta discussão, aspectos da teoria e da clínica psicanalítica são apresentados, com ênfase sobre a teoria do pensar e nossas dificuldades para enfrentar frustrações, ao lado da quase irresistível atração por ilusões.

Fundamentado em dados de pesquisa e teorias da Psicologia Econômica e da Psicanálise, este livro discute as dificuldades que temos para tomar as melhores decisões envolvendo dinheiro e outros recursos escassos e introduz você, de forma clara e direta, no universo das decisões econômicas – por dentro! Você vai saber de muita coisa que se passa na sua mente enquanto toma decisões simples – como comprar com dinheiro ou no cartão – ou complexas, como aquelas que envolvem, por exemplo, endividamento, preparação para aposentadoria, investimentos e muito mais. E surpreenda-se ao descobrir o peso que as emoções têm sobre nossa aparente racionalidade.

São fornecidos exemplos, dados de pesquisa em linguagem acessível, descrições que podem ajudar você a localizar seus próprios pontos fracos e organizar-se para não cair em tantas armadilhas, nem perder dinheiro, ao lado de elementos fundamentais do nosso funcionamento psíquico e emocional.

AUDIOLIVRO : Psicologia Econômica e Psicanálise

Título Psicologia Econômica e Psicanálise
Autor Vera Rita de Mello Ferreira
Locução Autor e no fim, Marcelo S.
Tempo de duração 2 horas 40min
Classificação Excelente !!

Vera Rita de Mello Ferreira

Autora da única tese brasileira sobre Psicologia Econômica (Psicologia Econômica: origens, modelos, propostas, PUC-SP, 2007), dos livros Decisões Econômicas – você já parou para pensar? (Saraiva, 2007) e O Componente Emocional – funcionamento mental e ilusão à luz das transformações no Brasil desde 1985 (Papel e Virtual, 2000) e de trabalhos nacionais e internacionais; articulista do jornal Valor Econômico