Fédon, Diálogos de Platão

Fédon, Diálogos de Platão Ouça a obra completa, maravilhosamente narrada pela equipe da Unversidade Falada. Um dos mais belos dialogos de Platão, que discute a Alma e a Imortalidade. Acompanhe Sócrates em seus últimos dias, com seus discípulos, discutindo assuntos que encantam e intrigam a todos nós.

Preço: R$29,99

Desconto Temporário : R$10,00

Fédon, Diálogos de Platão audio livro audio livros  audio book audio books  audio-livro  audio-livros Zoom

CD

O Filósofo grego, Sócrates, foi condenado pelo tribunal à pena de morte por ter sido injustamente acusado de corromper a juventude e não adorar alguns deuses da pólis (ciddade). Pela tradição grega, os condenados à morte bebiam a cicuta, um veneno que paralizava todo o corpo até à asfixia.

Mas só o poderiam fazer depois do pôr do sol. No último dia de vida, esperando que o sol se pusesse no horizonte, Sócrates põe em dia as últimas palavras com os seus discíplos e amigos que se encontraram com ele nessa tarde dramática na prisão.

Este diálogo fornece-nos as crenças do filósofo na imortalidade da alma. Fédon é um dos quatro diálogos de Platão que se referem à condenação de Sócrates (os outros três são: Críton, Eutífron e Apologia de Sócrates). Fédon é o mais interessante e o mais importante deles todos pois expõe as crenças do filósofo, é uma apologia da própria filosofia e relata as últimas palavras de Sócrates ditas no último dia do cárcere, antes de beber a cicuta!

Sócrates neste diálogo apresenta a sua teoria da metempsicose, a crença na reencarnação do alma!

A alma em vida deve lutar contra os prazeres e vício do corpo, onde a alma está condenada a viver e donde quer libertar-se. Essa libertação dá-se na procura do conhecimento, no esforço dialéctico do bem e da justiça.

O filósofo é aquele que cuida da sua alma porque se desprende dos bens terrenos, vive para a sabedoria e pratica o bem! RESUMO: Fédon (ou Fedão) o título de uma obra filosófica escrita por Platão que, através de diálogos, relata os últimos ensinamentos do filósofo Sócrates, antes de tomar a cicuta (pois fora condenado à morte pelo Estado). Na obra, Equécrates ao encontrar Fédon pergunta a este quais foram as últimas palavras e ensinamentos do mestre Sócrates antes de morrer e pede que os relate, com a maior exatidão possível. Sócrates fala sobre a morte, a idéia, o destino da alma, dentre outros assuntos. Na ocasião de sua morte, segundo Fédon, estavam Apolodoro, Critobulo e seu pai, Hermógenes, Epígenes, Ésquines, Antístenes, Ctesipo de Peânia, Menexeno, Símias o Tebano, Cebes, Fedondes, Euclides e Terpsião, além de outros. Segundo Fédon, Platão se encontrava doente. O mais importante a se lembrar, antes de iniciar a leitura do diálogo, é que este é um diálogo que não pertence à "fase socrática" de Platão, (divisão utilizada por alguns Filósofos). Sendo assim, ele estaria apenas usando a imagem do mestre para "divulgar" seu próprio projeto filosófico. Isto pode ser confirmado em determinadas passagens, como por exemplo, naquela onde Cebes comenta: "(...) Como o que costumas dizer amiúde : aprender nada mais é que recordar." Este trecho mostra claramente a idéia de Platão acerca do mundo das idéias, sua máxima teoria. Platão recebeu uma influência muito forte da religião Órfica, que cria na alma e reencarnação.

O diálogo Fédon é uma máxima desta influência, onde Platão faz o primeiro postulado acerca da alma. O diálogo "Fédon", já da maturidade de Platão, ocorre na época posterior ao julgamento de Sócrates, e anterior à sua execução com a cicuta. Seus discípulos o cercam nesses últimos instantes de vida, sofrendo muito, parecendo por todo o tempo não entender a mensagem principal de Sócrates: que a morte é uma escolha, já em vida, de quem é filósofo: "o exercício próprio dos filósofos não é precisamente libertar a alma e afastá-la do corpo?". (Alma é "psiqué" no original grego, "anima" em latim, e não devemos confundir com o sentido atual, cristão do termo. "Anima" significa aquilo que dá animação, pode ser traduzida também como "vida", por exemplo). Pois bem, o que Sócrates quer dizer aqui? Eis o grande problema dos manuais de filosofia sobre o Fédon: tratar tudo de forma literal, e alma como o que chamamos hoje de espírito. Assim fazendo uma separação brutal entre corpo e alma já no texto grego, o que na verdade só houve, posteriormente, no pensamento moderno. Se tomarmos o sentido de alma como vida e tentarmos perceber as sutilezas do texto, poderemos interpretá-lo, talvez, melhor: o filósofo é aquele que se coloca numa posição além dos sentidos (corpo), podendo ver melhor, através da própria vida.

O pensamento filosófico mais profundo necessita de um afastamento dos sentidos, do que Sócrates chama de corpo, e exige uma racionalidade mais abstrata e etérea. Nesses momentos, um som, uma visão ou qualquer experiência sensória atrapalha. Para Platão, o corpo, ao mesmo tempo em que pode atrapalhar o pensamento filosófico, como distração dos sentidos, também está ligado a esse pensar.

Há uma interdependência e uma diferença entre os planos da percepção e da inteligibilidade.

Título Fédon, Diálogos de Platão
Autor Platão
Locução Ricardo R. e Adriano P.
Tempo de duração 3 horas e 15 minutos
Audiolivro em CD MP3 (compact disk)

Platão

Platão nasceu em Atenas a 427 a. C. e foi o maior discípulo de Sócrates.

Tendo passado grande parte da juventude com seu mestre, fundou, por volta dos 50 anos de idade, a Academia, com o objetivo de ensinar sua filosofia para jovens de muitos lugares da Grécia.

Tendo escrito inúmeros diálogos onde discute temas como o Belo e o Bom, Platão é um dos maiores filósofos de todos os tempos.

Morreu em 347 a.C.