Caramuru - José de Santa Rita Durão

Versão adaptada para o público infanto-juvenil

Caramuru é um poema épico do frei Santa Rita Durão, escrito em 1781. O poema conta a história de Diogo Álvares Correia, o Caramuru, náufrago português que viveu entre os índios. O livro alude também a sua esposa, Catarina Paraguaçu, como visionária capaz de prever as futuras guerras contra os neerlandeses. O livro segue a inspiração de Luís Vaz de Camões, utilizando-se de mitologia grega, sonhos e previsões, mas ainda assim tem grande valor por incluir informações sobre os povos indígenas brasileiros. O livro relata toda a trajetória de Caramuru, assim relatando com mais intensidade muitos fatos da história brasileira. Ele também é um livro muito importante para a literatura brasileira Arca dista de 1768.

Caramuru audio livro audio livros  audio book audio books  audio-livro  audio-livros Zoom

Caramuru é um poema épico do frei José de Santa Rita Durão, escrito em 1781. O poema conta a história de Diogo Álvares Correia, o Caramuru, náufrago português que viveu entre os índios. O livro alude também a sua esposa, Catarina Paraguaçu, como visionária capaz de prever as futuras guerras contra os neerlandeses. O livro segue a inspiração de Luís Vaz de Camões, utilizando-se de mitologia grega, sonhos e previsões, mas ainda assim tem grande valor por incluir informações sobre os povos indígenas brasileiros. O livro relata toda a trajetória de Caramuru, assim relatando com mais intensidade muitos fatos da história brasileira. Ele também é um livro muito importante para a literatura brasileira Arca dista de 1768.

Título Caramuru - José de Santa Rita Durão
Autor Frei José de Santa Rita Durão
Tempo de duração Não
Classificação N/A

Frei José de Santa Rita Durão

AUDIOLIVRO

Frei José de Santa Rita Durão (Cata Preta, 1722 — Lisboa, 1784) foi um religioso agostiniano brasileiro do período colonial, orador e poeta. É também considerado um dos precursores do indianismo no Brasil. Seu poema épico Caramuru é a primeira obra a ter como tema o habitante nativo do Brasil; foi escrita ao estilo de Luís de Camões, imitando um poeta clássico assim como faziam os outros neoclássicos (árcades).