ABC da Mitologia - Uma noite com os Mitos

ABC da Mitologia - Uma noite com os Mitos
Gravado em uma de suas apresentações na Livraria Martins Fontes, esta descontraída conversa, a que o Viktor carinhosamente chama de UMA NOITE COM OS MITOS, serve para introduzir a beleza a profundidade que advém do estudo dos mitos.

Longe de simples estórias ou contos fantásticos, uma análise minuciosa traz à tona aspectos profundos de nossa essência e busca por sentido. Aproveite! Viktor Salis - Audiolivro Gratis

ABC da Mitologia - Uma noite com os Mitos mp3 audiobook audioboks audiolivro audiolivros Zoom

Aproveite!

--------------------------

O que são os mitos e para que servem?

A origem dos mitos perde-se na noite dos tempos, sem que ninguém possa dizer de onde vieram. São narrativas fascinantes, porém absurdas para quem quiser neles enxergar algo palpável e “real”.

E não adianta neles procurar verdades científicas ou mesmo; quem tentar faze-lo perderá toda a sua beleza e fascínio, além de desperdiçar seu tempo.

Mas se são absurdas fantasias, para que servem então?

Para levar-nos para longe da realidade e embalar-nos em sonhos impossíveis?

E ainda assim ficamos por eles apaixonados e maravilhados.

Falam de coisas que nos dizem respeito e parecem responder a tantas e tantas perguntas que temos sobre o mistério e o absurdo de existir. Que estranho! Parece que quando conhecemos um mito, “já sabíamos sem saber”, soa-nos tão familiar e, principalmente, toca o coração – se nosso realismo permitir e não exigir que o descartemos como bobagem ou simples mentira (afinal, mito é seu sinônimo).

Na Antigüidade, longe de indicar algo falso, os mitos eram considerados a linguagem que os deuses utilizavam para ensinar a nós, pobres mortais, a arte de viver, amar e deles se aproximar.

Eram narrativas fantásticas e ambíguas porque os deuses nunca se comunicam de forma direta conosco; não é muito diferente do que ocorre quando consultamos um astrólogo ou um vidente. As respostas que buscamos nunca são transparentes e diretas - elas exigem nossa intervenção e interpretação para ganharem sentido e direção. É como se adentrássemos num mundo mágico (esta palavra deriva de mito…), onde se abrem novas possibilidades e esperanças para um futuro sempre incerto, mas tão sonhado e desejado.

Os mitos não podem – e nunca quiseram – competir com a ciência e a razão. Eles nos abrem as portas para uma outra realidade: o mistério de viver, com seus dramas individuais e coletivos, suas angústias, medos, alegrias e anseios. Eis onde a ciência e a razão sempre fracassaram redondamente! Alguém se atreve a explicar sua própria existência de modo científico, racional e previsível? Se conseguir é porque já morreu e ainda não foi notificado da data de seu enterro…

Eis a beleza dos mitos que tanto nos fascina e apaixona: eles não prevêem, abrem portas e possibilidades para a nossa vida. Por isso são fantásticos e ambíguos; exigem nossa participação e tomada de posição, enfim, cobram-nos a coragem de viver e não simplesmente vegetar. Assim, cada um tem o desafio de recriar um mito - qualquer mito - para a sua própria vida de acordo com sua visão e compreensão.

Ontem como hoje, eles fazem o papel dos oráculos e videntes de nosso íntimo.

Esta palestra apresenta alguns dos mitos mais consagrados da tradição grega, numa linguagem simples e poética, tal como eram descritos na Antigüidade. Além disso, encontraremos aqui o significado oculto de cada mito e como seus ensinamentos podem ser aplicados por qualquer pessoa em sua vida e em seu cotidiano.

Título ABC da Mitologia - Uma noite com os Mitos
Autor Viktor D. Salis
Áudio Gravado ao vivo
Locução Viktor Salis ( Vitor David Salis)
Tempo de duração 1 hora 15 minutos
Classificação Muito Bom

Viktor D. Salis

VIKTOR D. SALIS nasceu em Atenas-Grécia.Formou-se em Psicologia em 1971 pela Puc-SP e estudou Epistemologia Genética com Jean Piaget em Genève-Suiça, onde completou seu primeiro doutorado em 1977, voltado ao desenvolvimento ético e social da criança e do adolescente.

Em 1981 estudou “A ética dos mitos da Paidéia na formação do homem grego na Antigüidade” com Igor Caruso na Universidade de Salzburg, obtendo seu segundo doutorado.