Quincas Borba

Audiolivro

Quincas Borba: sábio, louco e filósofo, o mesmo que aparece no clássico Memórias Póstumas de Brás Cubas como o amigo pobre, que posteriormente enriquece, é agora o personagem central da obra.

Audiolivro em mp3

Quincas Borba Zoom

CD

Audiolivro

Fundador de própria filosofia: o Humanitismo. Nela, dirá que tudo é parte de um mesmo corpo, o Humanitas. Como órgãos e células, os homens vivem e lutam para este Corpo sobreviver: assim, para os seres vivos não há morte, há a vontade do Humanitas se perpetuar de outras formas. Rubião, o ingênuo mineiro, torna-se seu único aprendiz e, quando o velho Quincas morre, o único herdeiro de todas suas riquezas e filosofias.

Rico, Rubião, junto do cachorro Quincas Borba (que ganhou este nome do próprio filósofo), parte à Capital, na época Rio de Janeiro, para ter uma vida com mais luxo. No caminho conhece Palha e Sofia, um casal vaidoso que será seu guia pelo mundo de aparências e superficialidade que era a corte carioca.

A imagem de seu amigo sempre presente no cão, suas desventuras, seu amor tresloucado por Sofia, as histórias de seus conhecidos que dão mais vida à obra, tudo é narrado com maestria. Profundamente irônico e perverso, Quincas Borba, agora o livro, é a materialização do humanitismo, que pode ser entendido na célebre frase: “Ao vencedor as batatas!”

Audiolivro em mp3

Título Quincas Borba
Autor Machado de Assis
Locução Adriano Paixão
Tempo de duração 10 horas
Audiolivro em CD MP3 (compact disk)

Machado de Assis

Joaquim Maria Machado de Assis, cronista, contista, dramaturgo, jornalista, poeta, novelista, romancista, crítico e ensaísta, nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 21 de junho de 1839. Filho de um operário mestiço de negro e português, Francisco José de Assis, e de D. Maria Leopoldina Machado de Assis, aquele que viria a tornar-se o maior escritor do país e um mestre da língua, perde a mãe muito cedo e é criado pela madrasta, Maria Inês, também mulata, que se dedica ao menino e o matricula na escola pública, única que freqüentará o autodidata Machado de Assis.

De saúde frágil, epilético, gago, sabe-se pouco de sua infância e início da juventude. Criado no morro do Livramento, consta que ajudava a missa na igreja da Lampadosa. Com a morte do pai, em 1851, Maria Inês, à época morando em São Cristóvão, emprega-se como doceira num colégio do bairro, e Machadinho, como era chamado, torna-se vendedor de doces. No colégio tem contato com professores e alunos e é até provável que assistisse às aulas nas ocasiões em que não estava trabalhando.