A Metamorfose - Versão Adaptada (Infanto-Juvenil)

Uma das mais expoentes peças de Kafka. Imperdível ....

Adptado para o público infanto-juvenil.

Numa manhã, ao acordar para o trabalho, Gregor vê que se transformou num inseto horrível com um "dorso duro e inúmeras patas".

A princípio, as suas preocupações passam por pensamentos práticos relacionados com a sua metamorfose. Depois, as preocupações passam para um estado mais psicológico e até mesmo sentimental.

Gregor sente-se magoado pela repulsa dos pais perante a sua metamorfose. Apenas a irmã se digna a levar-lhe a alimentação, mas mesmo assim a repulsa e o medo também começam a se manifestar. A metamorfose de Gregor vai além da modificação física. É sobretudo uma alteração de comportamentos, atitudes, sentimentos e opiniões.

Bom... Kafka . O autor já introduz a obra. IMPERDÍVEL

A Metamorfose - Kafka  audio livro audio livros  audio book audio books  audio-livro  audio-livros Zoom

Gregor passa a analisar as coisas que o rodeiam com muito mais atenção. Outra metamorfose ocorre no seio familiar: o pai volta a trabalhar, a irmã (Grete) também arranja um emprego e passam a alugar quartos na própria casa onde habitam. As atitudes dos pais perante o filho retratam ao leitor a idéia que este era apenas o "sustento" da casa.

A metamorfose de Kafka não conta apenas a história de um homem que se transformou num inseto. É sobretudo uma história de alerta à sociedade e aos comportamentos humanos. Nesta história, Kafka presenteia-nos com a sua escrita sui generis, retratando o desespero do homem perante o absurdo do mundo. Interessante perceber que em nenhum momento da obra Gregor se dá conta realmente que se transformou num inseto. Apenas observa seus novos membros, órgãos e hábitos, mas com o tempo se acomoda na nova condição sem realmente entender no que se tornara.

Título A Metamorfose - Versão Adaptada (Infanto-Juvenil)
Autor Franz Kafka
Locução Marcelo S.
Tempo de duração 55 min
Classificação Muito Bom

Franz Kafka

Franz Kafka nasce em 3 de julho de 1883, em Praga, cidade que até então pertencia à monarquia austro-húngara. Filho de um rico comerciante judeu, com quem teria muitos problemas (escreveu em 1919 a “Carta ao pai”, obra desesperadora e angustiante, na qual confessa todos os seus problemas para com seu pai, que nunca a recebeu).

Kafka cresce sob as influências de três culturas: a judaica, a tcheca e a alemã.