Nascido em 30 de abril de 1969, em Cachoeira Paulista (SP), Gabriel Chalita revelou-se escritor já aos 12 anos, quando publicou seu primeiro livro. Aos 15, criou uma coleção destinada a crianças em idade de catequese. Sua obra compõe-se de 54 títulos, desde livros didáticos até tratados sobre ética e sobre filosofia. Entre eles, estão "Os dez mandamentos da ética", "A ética do Rei Menino", "Pedagogia do amor", "Vivendo a filosofia", "Pedagogia da amizade" e "Cartas entre amigos" (em parceria com o Padre Fábio de Melo).
Dos livros publicados, dois já foram lançados no exterior: "Os dez mandamentos da ética" (em 2004, na Argentina, no Chile e na Espanha, pela Editora Aguillar/Santillana) e "Pedagogia do amor" (em 2006, na Espanha, pela Editora PPC/SM).
Chalita é doutor em Filosofia do Direito e em Comunicação e Semiótica; mestre em Direito e em Ciências Sociais e graduado em Direito e em Filosofia. Atuou em diversas ONGs – entre elas, a Juventude Latino-Americana pela Democracia (Julad) – e deu início à carreira política aos 19 anos, como vereador e presidente da Câmara Municipal de Cachoeira Paulista. Foi secretário da Juventude, Esporte e Lazer e, posteriormente, secretário da Educação do Estado de São Paulo, além de presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), por dois mandatos. Em 2008, elegeu-se vereador da cidade de São Paulo, destacando-se como o mais votado do Brasil. Atualmente, exerce o primeiro mandato como deputado federal, depois de eleito com 560.022 votos – sendo, assim, o segundo mais votado do Estado de São Paulo e o terceiro do País.
Toda a trajetória de Chalita é dedicada à causa da educação. Na administração pública, sempre se considerou responsável pela busca de iniciativas que permitissem a construção de soluções permanentes. Dentre outras ações exitosas, instituiu o Programa Escola da Família, um conceito de envolvimento familiar e comunitário nas escolas estaduais, abertas nos fins de semana com atividades de recreação, de saúde, de esporte, de arte e de geração de renda. Também implantou a Escola de Tempo Integral, iniciativa do Governo do Estado para aumentar a carga horária de aulas na rede pública, mantendo os alunos nove horas por dia na escola. Do mesmo modo, o Caminho das Artes, que leva professores e alunos a teatros, cinemas e museus. Dos títulos e das condecorações recebidos, destacam-se o Prêmio Personalidade do Ano 2005 – Educação, conferido pela revista "ISTOÉ Gente"; o Troféu Raça Negra 2005; o Prêmio Educação Visconde de Porto Seguro 2004 e o Prêmio Fernando de Azevedo – Educador do Ano 2004, outorgado pela Academia Brasileira de Educação.
Chalita é também professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC–SP), da Universidade Presbiteriana Mackenzie e das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), palestrante nas áreas de filosofia, ética, relações interpessoais e educação e membro da Academia Brasileira de Educação e da Academia Paulista de Letras. Apresenta, ainda, o programa "Papo Aberto", transmitido pela TV Canção Nova e pela Rádio América AM (de São Paulo).








